Fractal

Com certeza você já viu mas provavelmente não tem idéia do que é exatamente, em termos matemáticos, é claro. Eis a definição.

Podem ser encontrados na natureza, em estruturas vegetais ou animais (cristais, nuvens, sistemas radiculares, etc.) ou podem ser produzidos artificialmente através de um algoritmo matemático; repetem-se à exaustão e parecem sempre diferentes. A geometria fractal sempre produziu formas e desenhos surpreendentes.


O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Amplie a foto para ver em detalhe


Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala.




Os fractais são formas geométricas abstratas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Mandelbrot, constatou ainda que todas estas formas e padrões, possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre estes objetos e aqueles encontrados na natureza.






Um fractal é gerado a partir de uma fórmula matemática, muitas vezes simples, mas que aplicada de forma iterativa, produz resultados fascinantes e impressionantes.

Existem duas categorias de fractais: os geométricos, que repetem continuamente um modelo padrão e os aleatórios, que são feitos através dos computadores.





Clique na imagem abaixo e veja a Galeria de Fractal


9 comentários:

Joice Worm disse...

Eu já vi fractais lindíssimos...

Tiago R Cardoso disse...

muito bom, já tinha visto qualquer coisa, mas não tinha com detalhes.

Anônimo disse...

Denise

Com você estou sempre aprendendo coisas novas.

beijos

Anny disse...

Os factrais saão lindos. Sou apaixonada por eles.
Abraço.

Lizete Vicari disse...

Denise, que boa a tua postagem
sobre os fractais!
E agora o que faço para sair daquí?
Com estas músicas fiquei presa!
Grande beijo. lili

Unknown disse...

Nunca tinha pessando nisso...vou prestar atenção. Boa semana!!!

Ramosforest.Environment disse...

Muito interessante.

dete disse...

Vivendo e aprendendo, obrigada pela aula, beijos e boa semana

Elisa disse...

Espantoso, confesso a minha ignorância,nunca tinha ouvido o termo, também pudera sempre detestei a matemática, ainda bem que os filhos não saíram à mãe, pois todos gostam de matemática. Mas obrigada pela bela lição as imagens são maravilhosas e vou recomendar uma visitinha à minha filhota .Quanto aos passo a passo, quem sabe, provavelmente depois do Natal vou começar a pensar nisso. Um beijo de manta de retalhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking