Adoções no Brasil


Documentos, entrevistas e avaliação psicológica fazem parte do passo a passo para quem pretende adotar uma criança ou adolescente no país. Segundo relatório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), são mais de 80 mil crianças e adolescentes à espera de uma solução definitiva, precisando de um lar, vivendo hoje em um abrigo no Brasil, sem poder ser adotadas legalmente. Cerca de 8 mil (10%) delas estão aptas para adoção.

Tudo por que a ECA – Estatuto da Criança e Adolescente (lei que rege a adoção) busca re-adaptar a criança ao lar biológico antes de colocá-las em um lar adotivo. O que ocorre é que a maioria destas crianças ficam abrigadas até completarem a maioridade e depois são "largadas" no mundo. Infelizmente, é isto que acontece.

Por outro lado, existem milhares de pessoas que desejam adotar estas crianças. Porém, o procedimento jurídico, além de ser extremamente moroso e burocrático, não é igual em todos os Estados Brasileiros.

Mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o que promete agilizar os processos. O cadastro reunirá dados de crianças aptas à adoção de todo o país. Além de agilizar adoção, o mesmo permitirá o cálculo de estatísticas sobre o assunto.

O sistema será implantado nas varas da Infância e da Juventude e todos os dados estarão inseridos no sistema. A vara da infância é o primeiro local que os interessados em adoção devem procurar para iniciar o processo.

Fonte


Assista o vídeo do Programa "Cidade & Soluções" da Globo News exibido em 13/07/2008, com raio-x das adoções no Brasil. Conheça o jeito certo e o jeito errado de se adotar uma criança ou adolescente. Veja qual o perfil típico de quem adota e o tipo de criança preferida.


O sistema de adoções do Brasil


Aqui você encontrará a Cartilha de Adoção.

Para participar dessa blogagem e/ou ler outras publicações a respeito do assunto, clique no logo a seguir:

Photobucket

Essa foi a contribuição do Alecrim Dourado para a coletiva "Adoção, um ato de nobreza", idealizada e proposta por Georgia e Dácio, hospedada no Blog Blogagem.

11 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Denise, obrigada pela participacao. Essa cartilha ajuda a muitas pessoas a terem uma direcao sobre o assunto. Tira muitas dúvidas.

Obrigada, grande beijo

Ramosforest.Environment disse...

É muito importante a noção do jeito certo e do jeito errado de adoção. Nem sempre o meio mais prático é o mais correto.
Já vi pessoas aparentemente bem intencionadas facilitarem a adoção para estrangeiros com base na falsa premissa de que os futuros pais seriam bons e bem de finanças. Muitas vezes não deu certo.
Muito oportuno esse tema.
Luiz Ramos

PS. Obrigado pelo prêmio no Today´s Flowers. Um trabalho artístico.

Tiago R Cardoso disse...

por cá, Portugal, a burocracia é igual, muitos até chegam a ser aconselhados a desistir, enquanto isso milhares de crianças aguardam por melhores dias.

Fábio Mayer disse...

Processos dessa natureza precisam ser menos burocráticos, afinal, a vida de crianças é que se decide neles.

Essa agilização processual é bem vinda. Mas a Justiça e as demais autoridades brasileiras tem a obrigação de melhorar ainda mais esse quadro.

Anônimo disse...

A burocracia deve ser muito menor em favor da vida! Erros ocorrerão com ela ou sem ela! A vida dessas crianças e desses pais é mais importante que atos buRRocráticos!

Anônimo disse...

O Cadastro nacional pode ajudar, mas como lembrou o Eduardo, ao lado dele, temos de desburocratizar os procedimentos, facilitando as adoções.

Anônimo disse...

Infelizmente tem uma fila longa a espera de um lar, as chances de adoçao se tornam cada vez menores, pelo fato “escolha” como sexo, idade, cor e saude fisica e mental e tembem pela burocracia, que é tanta.

Eliana Gerânio Honório. disse...

Parabéns!

Eliana

Nina disse...

Oi! o video tá ótimo!

tmb acho que a lei demora demais, mas é necessária nao é?

qt crianca disponível, meu Deus!

onde estao as pessoas que têm amor pra dar???? tanta crianca precisando de amor, precisando de afeto e teto...

um abraco!

Georgia Aegerter disse...

Denise, voltando hoje com mais calma para ver o video.
Já as primeiras cenas sao chocantes com o estado em que essas criancas vivem.
A escolha dificulta demais o andamento da adocao.
As criancas deficientes ou doentes essas entao nao têm quase chances.
Achei interessante o video falar das criancas com soro positivo do HIV.
Aquele casal que esperou 5 anos, minha nossa, quanto tempo perdido.
E aquele homem que adotou os dois meninos com HIV, isso é um gesto nobre de amor, nao?
Envia o link do video para o meu email por favor, pois gostaria de colocá-lo dentro do seu post quando o colocar no blog blogagem.

Um beijao e obrigada

Anny disse...

Não sabia que eatava nesta blogagem.
Parbéns, pelo video.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking