Pegada Ecológica

Ecological Day - Pegada Ecológica

Photobucket


Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!


A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia.

Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.

Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza.

A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.

Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

A Pegada Ecológica foi criada para calcular o quanto de recursos da natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida. Assim, por meio de um simples cálculo, podemos saber se nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta em oferecer, renovar seus recursos e absover os resíduos que geramos.

Photobucket
Responda o Quiz e conheça o tamanho estimado da sua pegada ecológica! Pode ser uma surpresa!
O questionário "A pegada ecológica" calcula a área de terra e de mar necessários para sustentar seu consumo de alimentos, bens, serviços, habitação e energia e absorver os seus resíduos.

O Resultado da minha pegada ecológica foi igual a "0,76 Terras" (estilo de vida com consciência ambiental), veja aqui. Não esqueça de retornar e registrar o resultado da sua "pegada ecológica" na caixa de comentários, boa sorte!

Leiam ainda nesse espaço:
Ecovilas - uma proposta de vida sustentável
Rolhas de cortiça
Resíduos sólidos urbanos
Computadores poluidores
Divórcio X Meio ambiente
Verão, e muito mais...

Venham conhecer "Aqueles Tempos"... um blog com cheiro de naftalina.

Photobucket
Imperdível!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Denise,

primeiro parabéns! Seu blog merece mesmo a indicação de um bom blog HOJE no dia do BLOG.
Por absoluta falha do Chico, ele fez as indicações sem explicar que HOJE È O DIA DO BLOG, 31 de AGOSTO.
A regra da postagem pede que cada indicado coloque o selo da COLETIVA, o link do BLOG DAY ( esse o Chico Colocou), indique 5 blogs, vá nos blogs indicados e avise seus titulares, e post junto com os 5 escolhidos as REGRAS para não deixar os indicados perdidos como deixou vocEs indicados por ele! Liga não, criança é assim mesmo!
Agora faça a sua parte!
Maiores detalhes visite o Drops Azul Aniss, onde também fiz a minha!

Abçs e parabéns!
PS- A postagem da NATURAZA é dia 2 de Setembro, rsrsrs!

Madalena Barranco disse...

Oá querida Denise,

Ah, que interessante! Puxa, eu gostaria de descobrir que minhas pegadas não provocaram "feridas" na Mãe Terra. Tentei acessar o site que você indicou, mas a Web está lenta... Deixei registrado para checar minha "pegada". Beijos.

mundo azul disse...

Parabéns pelo texto e por sua consciência ecológica!

Voltarei para fazer os testes...

Beijos de luz e um dia MUITO FELIZ!!!

Luma Rosa disse...

Denise, quando fiz esse teste a primeira vez percebi o quanto faço de coisas erradas e olha que me policio, heim? Hum...eu tenho que arrumar alternativas para o stand by (rs*) mas perceba os aparelhos eletrônicos como as novas TVs; você desliga no controle remoto e a luzinha do stand by continua acessa. Já procurei onde desliga completamente e nao acho! :( você sabe?
Boa semana!! Beijus

sonia a. mascaro disse...

Formidável post, Denise! Gostei muito! Vou descobrir a minha pegada também.

Muito obrigada pela sua participação no Ecological Day!
Beijos!

Ramosforest.Environment disse...

Consciência ambiental é o principal instrumento para uma atividade sustentável.

Anônimo disse...

How interesting about the ecological footprints. Thank you for this information and this wonderful blog.

Paz

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Denise, muito bom o seu post sobre a pegada ecológica. Vou lá descobrir se minhas pegadas estao gigantes.

Grande beijo

Ví Leardi disse...

Muiiito Bom...virei com calma para descobrir que tamanho de pegada é a minha!
Beijo

Anônimo disse...

Denise, como foi boa a idéia da Sonia. Ficamos, eu pelo menos, conhecendo outros blogs maravilhosos, empolgantes.
Renovo meus parabéns pela brilhante participação.
Ótimo dia. Abraços

Francisco Coelho disse...

Perfeito Denize,assim fiquei sabendo que a minha pegada no meio ambiente pode melhorar um pouco deu =075 uma pegada leve!

Bjs

Daniel Santos disse...

Muito bom, daqueles posts que me enchem as medidas.

Adoro a temática.

Passa lá no "Com Imagens", tenho lá uma lembrança para ti.

Cláudia disse...

Denise, gostei do dilúvio de informações num só post. Vou ter que voltar e ler mais. Fiquei triste porque sou ecológica em todos os quesitos, mas meu teste deu 1,45 terras, por causa da emissão de gás carbonico do carro, apesar de ser pequeno com 2 portas dirijo muitos quilometros por ano. Mas acho que este teste tem falhas, pois tenho um carro só
para a família e eu fico com ele. Acho que o problema é o leva e traz das crianças. Sou mãetorista!
Gostaria muito e melhorar a minha marca. Outro ponto falho é a média de gasto do Brasil e regiaão numa das perguntas, acho que não é verdadeiro.E outras perguntas são típicas dos paíse desenvolvidos, não sabia se colocava ou não, por exemplo, aqui nao usamos aquecimento central nem no inverno e nem no verão, nossas casas são mais naturais.

bjs

Anônimo disse...

Denise, boa lembrança a da pegada ecológica... tambem voltarei para fazer o teste, obrigada pela visita e comentario abs.

Luiz Santilli Jr disse...

Olá Denise!
Pelo visto o Carlitos agradou como logo!
Quero agradecer sua visita e o grande apoio que tem dado do TODAY'S FLOWERS!
Parabens pelo prêmio e pelo seu blog!

Santilli

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking