Computadores Poluidores

Servidores de computador ameaçam clima do planeta, diz relatório.


Um servidor de computadores (sistema que fornece serviços a uma rede de PCs), um veículo utilitário esportivo (SUV) e um avião são os exemplos citados por pesquisadores britânicos para explicar o aumento do aquecimento global.


A pesquisa, divulgada pela "New Scientist", mostra que, embora carros e aviões sejam os usuais culpados pela emissão de carbono na atmosfera, os servidores têm participação semelhante na história, embora os responsáveis não saibam disso.






Os dados apontam que os humanos têm mais de 1 bilhão de computadores em operação, base instalada que é responsável por cerca de 2% das emissões anuais de dióxido de carbono na Terra. A porcentagem é semelhante à registrada pela indústria da aviação no mundo todo.


A pesquisa foi realizada pela Global Action Plan, entidade britânica para a conservação do ambiente, e conclui que o computador na mesa do escritório não traz problemas, mas os servidores que armazenam dados são a grande ameaça.


Segundo os especialistas, a maioria dos departamentos instalam servidores com capacidade de armazenamento exagerada. “Estão comprando equipamentos que precisam de energia para funcionar e para serem resfriados, mas sem saber quanta energia isso exige”, disse à "New Scientist" o direto do Global Action Plan, Trewin Restorick.


Trewin reforça que cerca de 30% de energia poderia ser economizada “da noite para o dia”. Segundo ele, 60% dos departamentos utilizam menos da metade do armazenamento disponível em seus servidores, e 37% dizem que armazenam os dados indefinidamente.


Segundo o relatório, 86% dos escritórios não sabem qual a taxa de emissão de carbono de suas atividades, enquanto mais da metade nem confere o valor da conta de luz. O relatório “Uma verdade ineficaz” foi apresentado em Bali, na Indonésia, onde representantes de diversos países se encontram até dia 14 para discutir o sucessor do protocolo de Kyoto, sobre aquecimento global. (Globo Online).


Esta questão do AQUECIMENTO GLOBAL é um problema que afeta todo ser vivente e, portanto, todos temos interesse e o DEVER de fazer alguma coisa, ou melhor, fazer tudo que o for possível para pelo menos, minimizar este grave problema. O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais.


Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs. Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.


A grande preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.

Texto extraído do trabalho"Arquitetura Bioclimática e Eficiência Energética".

DeniseBC

06/12/07

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking