Uma proposta de vida sustentável
As ecovilas são comunidades organizadas para desenvolver atividades centradas na harmonia e no equilíbrio entre as pessoas e o meio-ambiente. Centenas de ecovilas em todo o mundo estão se dedicando à pesquisa e experimentação de tecnologias “verdes”, educação ambiental, proteção e regeneração dos ecossistemas, assim como à busca do equilíbrio e plenitude pessoal e social de seus moradores.
Incorporado pelas Nações Unidas no Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis, o conceito das ecovilas faz parte de um movimento global que reúne cerca de um milhão de moradores em 15 mil vilas espalhadas pela Europa, Américas do Sul e do Norte, Austrália e África. Somente no Brasil há registros de 30 ecovilas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás e Paraná.
“Para as Nações Unidas, as ecovilas são a revolução do habitat, em que a auto-sustentabilidade vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras”.
Não tirar da terra mais do que podemos devolver a ela. Esse é o princípio básico das ecovilas, comunidades criadas longe das grandes cidades, que vivem sob o conceito de uma vida mais limpa, livre de estresse, trânsito e poluição.
As ecovilas são um projeto de vida perfeito para quem se preocupa com o meio ambiente e as gerações futuras. Definido como “assentamento agro-ecológico sustentável”, o conceito foi lançado mundialmente em 1995, quando também se estabeleceu a Rede Global de Ecovilas.
Nas ecovilas ao redor do mundo você encontra a prática de uma nova consciência ecológica: coleta seletiva, reciclagem e reutilização do lixo; uso racional e criativo da água e de outros recursos naturais essenciais para a vida; implantação de arrojados projetos de bioarquitetura que usam materiais locais e reciclados para construção de boas casas; geração de energia a partir de fontes renováveis como o sol, os ventos e a biomassa; tratamento de esgotos e purificação da água através de plantas, microorganismos e outras modernas técnicas biológicas (“living machines”); recuperação de micro-climas e até de ecossistemas criando as condições para a multiplicação ou reprodução de espécies animais e vegetais nativas ou adaptadas; agricultura orgânica; agro-florestas e outras tecnologias sustentáveis.
Uma ecovila é sempre um fascinante laboratório vivo de qualidade de vida ambiental e humana que atrai as pessoas com a mesma visão do futuro.
Assista o vídeo e conheça os princípios de um projeto ecovila:
Conheça um projeto de ecovila em São Paulo na Revista aU, páginas 24 e 25.
Quem escolhe este tipo de vida se agrupa por afinidades culturais e profissionais desenvolvendo variadas atividades produtivas e assistenciais. O que todas têm em comum é a preocupação com o impacto ambiental da própria comunidade, a dedicação de seus moradores a economias sustentáveis, o relacionamento interpessoal baseado na solidariedade, na cooperação e na difusão das informações. Todas elas desenvolvem alguma forma de trabalho educativo e social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população dentro da sua área de influência. Uma ecovila é, antes de tudo, um exemplo de vida.
15 comentários:
Olá, Denise!! Td bem? E Pedrinho e Marcos, como vão?
Adorei visitar seu blog. Minha nota é DEZ. Quem sabe, um dia...ainda conseguirei viver numa Ecovila. Mesmo já tendo experiências super positivas, com reciclagem e reutilização do lixo (temos uma síndica muito preocupada com o meio ambiente, ainda bem) não há como comparar a qualidade de vida que se teria num ambiente desses. Muito interessante!
Voltarei com mais calma para comentar outros tópicos.
Beijos e parabéns!!!
Com carinho e saudades:
Lau
Oi Denise
Lindo post sobre nossa luta para a Terra durar mais!!
Hoje tem receita legal, da quinta-feira!
É até meio ecológica!!!!
Abraço
Luiz
Excelente esse post Denise.
Seria maravilhoso poder morar em uma ecovila. Uma proposta de vida que seria o encontro com a verdadeira vida que se deve viver.
Olá
Muito bôa essa materia nos mostra que é possivel ter uma vida confortavel sem agredir a natureza,uma ideia que poderia mudar essa agressão que fazemos tds os dias ao meio ambiente,gostei de mais .
Bjs
Gostei da ideia Denise.
Big Beijos
muito bom o post.
é legal ver que alguém se interessa pelo meio ambiente, e também que estão fazendo algo para salvá-lo.
Deve ser quase um sonho morar numa vila assim *-*
beijo, parabéns pelo blog.
Vivendo e aprendendo... Nunca tinha ouvido falar em "Escovilha". Até respirei fundo de satisfação.
Um beijo grande, linda!
Querida Denise,
É uma proposta interessante a favor da harmonia da vida... No entanto, me faz lembrar as velhas e controvertidas comunidades alternativas esotéricas.
Beijos e tenha uma linda semana com a querida família,
Madá
Que legal. Mas acho que deve ser caro. Aqui tudo que é mais ecológicamente correto é mais caro. Uma pena. Boa semana!!!
Ah esqueci de dizer em dezembro passarei uns dias na cidade maravilhosa, vamos marcar um encontro de blogueir@s?
Olá Denise gostei muito de conhecer seu blog.
Beijos
Paula
Não conhecia os detalhes destas vilas, fiquei realmente bastante interessado.
...sim! Se mais pessoas entrassem nesse movimento, o planeta agradeceria... Aqui em minha cidade, já existe coleta de lixo selecionado a muito tempo!
Adorei o seu blog! Voltarei com certeza!
Beijos de luz e um dia muito feliz...
Olá
Gostei muito da proposta de você.
Eu gostaria de saber se é possível passar alguns dias com vocês apresndendo sobre permacultura.
Um beijo
Milene
o biosferas gostou muito de visitar a Ecovila. Seria muito jóia se esta idéia fizesse a cabeça das pessoas.A permacultura é estudada por uma das integrantes do biosfera e é realmente uma idéia divina!. Um abraço nosso.
Postar um comentário