Os Cegos do Castelo / The Blind from Castle


"Existe tanta coisa neste mundo que a gente não consegue perceber... Quem tem todos os sentidos já tem tão pouco, imagina quando falta algum?”

Citação: Lêda Lucia Spelta - Abril 2007.





Os Cegos Do Castelo
(Clique para ouvir)

(Nando Reis) -CD Titãs Acústico - 1997

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só trazem dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu

Dos cegos do castelo me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho
O lugar

Pro que eu sou
Eu não quero mais dormir
De olhos abertos me esquenta o sol
Eu não espero que um revolver venha explodir

Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar que restou
E se você puder me olhar

E se você quiser me achar
Se você trouxer o seu lar
Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele

Eu vou cuidar
Do seu jardim
Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele

Eu vou cuidar
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim.


COMO SONHAM OS CEGOS?


Normalmente os cegos de nascimento, ou os que perderam a vista com pouca idade, não sonham com imagens, mas em seus sonhos podem falar, escutar, sentir, cheirar, saborear, etc. Os cegos que perderam a visão com mais idade possuem imagens em seus sonhos, mas estas podem ir diminuindo com o tempo, e mesmo desaparecerem por completo. Geralmente, os cegos que perderam a vista já adultos, podem sonhar alguns dias com imagens, outros sem elas.


Alguns depoimentos de pessoas cegas




“Geralmente meus sonhos se repetem e as pessoas com quem sonho também. Sonho que estou com meus pais, em casa ou no carro, ou caminhando com meus amigos. Em meus sonhos não os vejo, mas sei que estão ali, que me falam. Eu os escuto e respondo. Uma vez sonhei que estava viajando para Cuzco em um avião em companhia de minha irmã e uns amigos. E eu lhes dizia: - Como vamos chegar? É possível que nos afete a altura. E eles diziam: - Não importa. Anime-se e vamos. Se tivermos problemas, regressamos. Em meus sonhos não vejo, porém em ocasiões posso cheirar. Já sonhei que comia e que podia cheirar, saborear a comida”.
Angela Marín, 27 anos. Cega total de nascimento.


“Eu sonho com as coisas que faço sempre. Também sonho com as pessoas com quem convivo regularmente, que podem ser os amigos, pais, namoradas”.
Luis Alberto Nakamatsu, 34 anos. Cego total de nascimento.


“Outra vez sonhei que me encontrava na praia com umas amigas que só conhecia no sonho. Eu conversava com elas contente quando veio uma onda gigantesca, mas antes que esta onda chegasse até a mim, fui levantado no ar por uma ventania: pude sentir (tato) claramente como aquele forte vento me levantava. Permaneci no ar durante uns 7 a 10 segundos, quando caí lentamente além de um pequeno muro que estava perto da praia, onde se encontravam minhas amigas, que comentavam, de forma breve, o que eu havia passado. Logo segui falando com elas, feliz e ilezo”.
Fernando Montez, 29 anos. Cego desde os 9 meses de nascido, com cegueira total.


“Às vezes sonho vendo, às vezes como agora, ou seja, sem ver, mas posso escutar. geralmente quando sonho e vejo é em qualquer ambiente, porém é noite. Muito poucas vezes sonho vendo de dia. Também em meus sonhos, posso ver a gente que conheci depois de perder a visão. Eu as conheço pela descrição que as pessoas me fazem delas. Construo em minha mente uma espécie de progressão visual dos rostos”.
Lucio Suárez Sánchez, 30 anos. Cego total desde os 17 anos.





Quando achamos que já sabemos muita coisa, e nos deparamos com um universo desconhecido é que podemos realmente tomar consciência, que temos muito a aprender.
Fonte: Bengala Legal

Denise BC

9 comentários:

Anônimo disse...

Às 27 de Dezembro de 2007 21:57 , Anônimo disse...
Denise,
Que cheirinho bom de alecrim, bem estruturado e desenvolvido com carinho e competência.
Abraços
Luiz Ramos

Anônimo disse...

Às 27 de Dezembro de 2007 21:42 , Carlos Senna disse...
Muito bom blog, é assim que se faz sem abandonar os amigos uma boa blogueira tem varios blogs, se quiser posso te recomendar onde colocar mais .
E quando fizer um post novo coloque em todos ao mesmo tempo. Assim vc será mais conhecida, com um grande numero de amigos.

Anônimo disse...

Às 29 de Dezembro de 2007 20:09 , Madalena Barranco disse...
Querida Denise, parabéns pelo blog e por esta postagem, que "abre" os olhos do leitor para uma nova visão sobre a realidade. Folheei o álbum do Pedrinho nos slides - ele é uma criança linda!!! Beijos e já estou aqui colocando um link do seu blog no meu.

Anônimo disse...

Denise

Que post mais rico. Em profundidade de sentimentos, em riqueza de informações e em grandeza de coração.
Os cegos de nascença não sonham com imagens , mas podem sentir o amor das pessoas em seus sonhos!!
E amor é tudo que um deficiente precisa para viver!

Suelly Marquêz disse...

DENISE, agora passe lá por casa, pra ver o que fiz, depois de muito insight terminei e deixei a mesa pronta pra voce tomar o cafezinho e aproveite se alimente do meu coração que transboordou de enrgias maravilhosas com este nosso encontro nesta tarde, obrigado,
suelly marquez

Marcos Santos disse...

Ótimo Post!
Toca fundo na emoção.

Beijo
do Marcos

Luma Rosa disse...

Denise, quem não tem um sentido os outros são aguçados. Percebemos o quanto o nosso cérebro tenta recompensar a falta da visão e como ele trabalha nesse sentido.
Boa semana! Beijus

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Denise, conheci algumas pessoas com este problema e os depoimentos aqui sobre as lembrancas me partem o coracao, pois me lembro exatamente do que eles me contavam. Vc lembra da cantora Katia que o Roberto Carlos apresentou certa vez? Pois é, trabalhei com ela um tempo.

Vim aqui te fazer um convite e desculpa o recado assim mas creio que você vai entender…

Viemos aqui para te convidar para uma blogagem coletiva com o titulo:
O que voce pode fazer para acabar com o analfabetismo no Brasil?

Que acontecerá no proximo dia 18 de abril, dia nacional do livro.

O post convocatoria voce pode ler no blog da Georgia (http://saia-justa-georgia.blogspot.com/) e no blog da Meiroca (www.meiroca.com).

Caso voce tenha algo a dizer a respeito, deixe um comentario no blog da Georgia ou da Meiroca, para que possamos te incluir.

Participe e divulgue em seu blog.

Georgia e Meire

Presmic disse...

Muito, muito legal mesmo seu blog Denise!
Bjokas

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking