Mosaico

O mosaico é uma arte milenar remete à época greco-romana, na qual teve seu apogeu. Era utilizado na criação de pavimentos e em paredes

Mosaico é um embutido de pequenas pedras ou de outras peças (pequenos pedaços de vidro, mármore ou cerâmica)formando determinado desenho.

O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como chãos e paredes,com os ladrilhos.

Quanto à técnica, a arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras,como mármore e granito, moldados com Tagliolo e Martellina), pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.

Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores

O mosaico é uma forma de arte decorativa, tendo-se utilizado vários tipos de materiais e aplicações ao longo dos tempos.


Tampo de mesa


Painéis de piscina

Vejam mais trabalhos de mosaicos no site de Maria Geni


Como fazer Mosaico - O que se precisa para fazer o mosaico
Bases - Base de pedra ardósia cinza (preta), base de cimento,base cerâmica, vidro, base de MDF ou compensado

Materiais - Pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, azulejos, pastilhas de resina, gemas, pedras, apliques de cerâmicas.

Ferramentas - Óculos de proteção, pinça,espátulas (de madeira, plástico e metal),avental, torquês, cortadores de azulejo.

Produtos para acabamento (argamassas,rejuntes, colas, emulsão de silicone, borracha de silicone, cera em pasta e verniz).

Passo-a-passo:

1.Escolha a peça que você deseja executar o trabalho.

2.Passe o desenho para a peça escolhida com um papel carbono.

3.Passe a cola branca extra ou a cola para madeira amarela, em cada pastilha e também no pedaçinho de peça na qual a pastilha irá ser colada. Importante,passe aos poucos a cola no local onde a pastilha irá ser colada porque senão pode secar rapidamente e não dar certo.

4.Vá colando as pastilhas tentando acompanhar o contorno.Isso é importante pois se o contorno não estiver bem feito seu mosaico ficará meio indefinido. Feito o contorno, preencha as partes do motivo.

5.Aguarde secagem por 24 horas para por o rejuntamento. Não coloque em hipótese alguma para secar sob o sol, porque pode rachar o rejunte.

6.Depois de seco, prepare o rejunte conforme instruções do fabricante. O ponto ideal é úmido porém sem água em demasia, não deverá escorrer.

7. Retire o excesso de rejunte com uma espátula plástica, ou com um pedaço de papel embrulhado feito uma pequena bola(boneca).

8.Após retirar o excesso, limpe o rejunte com um tecido úmido no máximo 15 minutos após tê-lo aplicado. Faça uma boneca com jornal velho e vá esfregando sobre o mosaico limpando o rejunte e dando brilho ao mesmo tempo.

Está pronto seu trabalho!
Arquivo pessoal

13 comentários:

Eduardo.P.L. disse...

Denise,

parabéns pela sua PAIXÃO! Lindos trabalhos de mosaicos! Pergunto se conhece nossa amiga Lizete Vicari, minha visinha de praia ( a dela é a praia do Rosa), que também faz mosaicos e mandalas. O blog da Lili tem link no Varal.
Vou falar com ela do seu trabalho. Precisam se conhecer!
Obrigado por ser a PRIMEIRA participante do POST IN PROGRESS. O Gepetto e eu, não contam, somos de casa!
Gostei muito do seu blog, e vou linka-lo no Varal. Agradeço também o link!

Bjs e até amanhã com Flowers no Baleiafranca!

Anônimo disse...

Olá Denise
Encontrei seu BELISSIMO Blog pendirado no Varal de Ideias do amigo Eduardo Lunardelli, e estou muito bem impressionado com tudo o que aqui tem para oferecer.
Primeiro, acho lindo o facto de lhe pôr o nome de ALECRIM DOURADO, esse era o tema da canção mais ouvida na minha meninice...
Passei um pouco a correr pela sua Aula de Culinária, não porque não goste de comer, e sei muito bem da grande qualidade gastronómica dos nossos irmãos brasileiros, mas como tenho um bocado de Diabétes sujeito-me de tres em tres meses a subir para a balança, e a deixar que me meçam a barriga lá no Consultório Médico...
Foi só por isso...!!!
Mas já me detive por bastante mais tempo na sua lição de Cerâmica!
E por isso, por tres vezes proferirei a palavra LINDA.
Linda a sua Arte!
Lindas as suas Peças.
Linda este forma de partilhar.
Meus sinceros PARABÉNS.
Caso a Denise aprecie Fotografia, poderá visitar-me em www.gaspardejesus.blogspot.com
Voltarei às suas Fantásticas Aulas.
Gaspar de Jesus

sonia a. mascaro disse...

Que ótimo post, Denise. Também adoro mosaico e gostei muito das peças, todas lindas!
Bjs.

Lizete Vicari disse...

Denise, parabens pelo teu blog!
Blog rico em assuntos, coisas vistas com profundidade, adorei os teus mosaicos, arte a qual me dedico.
Trabalho com peças feitas por mim mesmo desde a modelagem, trabalhinho de preso como costumo falar, rss.
Amai a música, o nome do seu blog
que a minha planta do coração!
Parabens, voltarei sempre. bjs lili

Jorge Pinheiro disse...

Paixões desconhecidas. É fantástico como são diferentes as as tendências artísticas de cada um e, no entanto, todos procuramos o BELO!
Gostei das peças e da explicação. Quase estou tentado a tentar...

Alice Salles disse...

Sua paixao e fantastica, seu trabalho belissimo! Parabens!

Anônimo disse...

Denise

Muito bacana o MOsaico. Minha sogra faz esse trabalho . a parte mais dificil é quebrar as pastilhas, mas tudo se torna leve enquanto você vai copondo as imagens .

beijos

sonia a. mascaro disse...

Oi Denise, obrigada por sua visita!

É verdade, virtualmente vamos nos conhecendo. Não sei quanto a você, mas muitas vezes converso mais com meus amigos virtuais do que com os que conheço pessoalmente.

Bjs.

Ví Leardi disse...

Denise ...o pouco tempo me faz chegar tarde ...mas chego....Tenho loucura por mosaico...com a minha paixão por cores e formas ,encontro nesta arte ....tudo...os que mais me impressionaram até hoje,foram os que estão nos Muros da Banilônia em fragmentos expostos no Museu de Berlim...de perder o fôlego...Motivos da natureza especialmente pássaros e borboletas em uma paleta de cores indescritivel milagrosamente conservada através dos muitos séculos....Obrigada por me fazer lembrar...linda paixão!
beijão.

Elma Carneiro disse...

A sua paixão é de muito bom gosto, e faz parte de uma riquíssima cultura.
O mosaico arte milenar desde o século lV a.C., antes usada para adornar calçadas, ou paredes com motivos decorativos em pastilhas de vidros coloridos e que chegou até os dias de hoje com força total nas artes. Veja os famosos painéis de Athos Bulcão, o maior ceramista brasileiro dos últimos tempos e reconhecido mundialmente.
Parabéns pela sua arte apaixonante.
Obrigada pela sua visita a minha Caliandra brotada entre o capim seco do cerrado.
Bjus

Só- Poesias e outros itens disse...

Lindos trabalhos. O mosaico para mim é pura magia que se faz com empenho e gosto.

Adorei conhecer o seu blog.


bjs.

JU Gioli

Louis disse...

Olá Denise
O seu Blog è muito interesante! Queria convidar-vos a visitar o meu blog sobre come cortar mosaicos, azulejos...como cortar em curva em azulejo!!! Se quiseres visita:
http://blog.montolit.com/pt/
es um blog italiano traduzido tambem em Portugues :-) Ciao a Todos

Daniela Ferruzzi disse...

Oi querida adorei seus mosaicos, parabéns.

visite o meu blog danielaferruzzi.blogspot.com

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking