Cozinha Light & Chef Alecrim

Photobucket O inverno está dando adeus, e aguardo ansiosa a primavera, que é a estação do ano da qual mais gosto. Ooops! mas subo na balança e percebo que tem algo a mais, hum!!! mal sinal... não estou completamente pronta para receber nem a Tia, nem a Prima e muito menos a Vera.

Então decido jogar tudo para alto e começo a dar adeus aos deliciosos chocolates, as apetitosas pizzas e tudo mais que nos fazem vilões das balanças.
Preciso reduzir calorias rapidamente, mas não estou nem um pouco afim de passar fome e privações, vamos combinar!!! fazer regime é um tremendo sofrimento.
Então vou a procura de uma refeição que se enquadre ao paladar da minha família e que me possibilite perder peso, e acreditem... acho! pronto agora mãos a obra.

O primeiro passo é o supermercado, sim a dieta começa por lá, se você comprar os produtos certos e deixar para trás as tentações, as suas chances de êxito serão bem maiores. Pronto, dispensa abastecida com ítens que só faz bem a saúde e a consciência.
Agora é mão na massa, faça pratos bonitos, saborosos e de preferência com baixas calorias, consuma moderadamente porque o Mundo não irá acabar amanhã, beba bastante líquido durante o dia e comece a praticar alguma atividade física com regularidade, mas escolha uma da qual você goste, para não correr o risco de desistir no meio do caminho, a minha é pedalar.

Agora que está tudo resolvido e decidido, quem entra em ação e apresenta armas é o Chef Alecrim, que a partir de agora terá participação nesse espaço com receitas semanais. Bem eu acho!
A receita escolhida para essa semana é "Lasanha de beringela com ricota". Vamos conferir.

Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 136
Tempo de preparo: 1h30

Ingredientes:



1/2 xíc. (chá) de vinho branco seco
150 g de funghi secchi
1 xíc. (chá) de cebola picada
1 xíc. (chá) de pimentão vermelho cortado em quadradinhos
Alho picado a gosto
Sal e pimenta a gosto
300g de ricota amassada
2 claras batidas em neve
1 berinjela grande
2 xíc. (chá) de molho de tomate refogado pronto
8 placas de massa de lasanha
1 xíc. (chá) de leite desnatado
1/2 xíc.(chá) de queijo minas padrão ralado no ralo grosso
Azeite a gosto
Folhas de manjericão fresco
Margarina light para untar

Preparo: Lave o funghi em água corrente, pique e deixe-os descansar em água quente por 20 minutos, em seguida escorra. Em uma panela pequena coloque um pouco de azeite, em seguida os cogumelos, dê uma refogada e acrescente um pouco de vinho, deixe apurar por 5 minutos, após acrescente o alho, a cebola e o pimentão fazendo um refogado, coloque o restante do vinho e deixe cozinhar por mais 5 minutos até os ingredientes ficarem macios. Tempere com sal, pimenta e retire do fogo.

Préaqueça o forno em temperatura média (180º). Unte um refratário grande com a margarina ligth. Em outra vasilha, misture a ricota com as claras em neve, manjericão fresco e um fio de azeite e reserve. Corte as extremidades da beringela e, em seguida pique em fatias. Espalhe um pouco do molho de tomate no fundo do refratário, cubra com uma parte da berinjela, um pouco do refogado de cogumelos e quatro placas de lasanha. Por cima, espalhe a mistura de ricota.




Repita mais uma vez o mesmo o procedimento. Regue com molho de tomate restante, salpique o queijo minas padrão ralado e cubra com a xícara de leite desnatado .
Leve ao forno por cerca de 45 minutos, sirva em seguida.




Para entrada o Chef sugere duas saladas:

Salada de alface americana com morangos e kiwi

Salada de endívias com ricota temperada e tomates secos.


Bon Appétit!



Photobucket
Chef Alecrim, merci!

16 comentários:

Marcos Santos disse...

Eu garanto!!!

Foi uma delícia. Aproveitando que ainda está fazendo frio...um bom vinho branco.

Suelly Marquêz disse...

Grand cheff Alecrim,
suas receitas dignas do CASTELO, mas sendo eu simples mortal,daqui, deliciei deste banquete de ANJOS,
a salada marilhosa multicolorida, a lasanha, me desculpe,mas babei, e as envidias recheadas, posso chamar de um banquete de BABETE,
Obrigado e lhe digo,amanhã farei estas receitas aqui em casa,
bom domingo,abraços no Pedro.

Beatriz Lo Russo disse...

Hum!!!!!! Assim dá gosto fazer dieta!!!
beijão para a família.
Bia

Madalena Barranco disse...

Ah, muuuuito prazer Chef Alecrim!! Denise, aiuiai, estou com água aromatizada com alecrim na boca... Esta vegetariana agradece as maravilhosas receitas e dicas saudáveis e não apenas isso, mas também as boas risadas que você me fez dar com as três porquinhas - rsrsrsrs.

Beijos, querida.

joshua disse...

Suculento.

PALAVROSSAVRVS REX

Anônimo disse...

Denise, isso é malandrice ... pelo menos para mim que estou a ler isso a uma hora em que aqui o "bandulho" já começa a pedir um café matinal!

Anônimo disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm...isso que eu chamo de dieta perfeita Denny...Vou fazer a lasagna, mas nao usarei as beringelas cruas, acho q darei uma grelhada nelas primeiro.

Bjs

Tiago R Cardoso disse...

aqui está é acabar o verão, mas se tu dizes eu acredito e com tanta energia do Marcos...

Anônimo disse...

Tim, Tim! Bridemos à chegada da Primavera, aqui começa hoje o Outono mas mais parece Inverno, está muito frio, os dias começam a ficar cinzentos e melancolicos, apesar de gostar de ver as folhas cair, apesar de gostar de as sentir estalar debaixo dos pés, apesar de adorar o cheiro dos frutos que paira no ar, os dias sem sol, simplesmente o nevoeiro todo o santo dia me enervam e deprimem.
Quanto à sua lasenha deve estar ótima, apesar de não ter fome bem que comia um pouquinho, pois em casa nunca faço porque o meu marido não gosta de leite, de queijo e então fazer só para mim não vale a pena, mas está tudo com um ar tão apetitoso que faz crescer água na boca.
bjs amiga

Flora Maria disse...

Maravilhas ! Vou experimentar.

Tenho um prêmio para você.
Visitou Tiradentes, via Flora da Serra ?
Beijo
Flora Maria

Luiz Santilli Jr disse...

Que hora fui escolher para visitar o alecrim!

Deu água na boca...
Delicia de receita e complementos!

Grand Chef Denise, ainda vou até ai um dia...

Muito bom mesmo!

PS>Reabri o Boa Leitura, não é span, pois contei para você e o Marcos!
Segui seu conselho, postei no ABW-EDNESDAY! Hoje é J!! Achei um ótimo!

Unknown disse...

Um re-educação alimentar bem feita não é nenhum sacrifio ou tortura, pode ter certeza, e é para o resto da vida. Adorei essa receita. Qualquer dia vou experimentar. As fotos dos mosaicos são lindas e gostei muito da bandeija. Então você viu alguma coisa da caminhada no domingo? Boa semana!!!

Unknown disse...

Esqueci de te parabenizar pela idéia de postar o passo a passo da receit acom fotos. Isso ajuda muito. obrigada!

Adri disse...

Que maldade... assim não tem estômago que sossegue... parece estar tudo delicioso... que a primavera traga a todos nos uma nova e bela fase... Bjoka ;)

Luiz Santilli Jr disse...

Denise

Como quero ser apenas salsinha, e não Bruce, venho agradecer sua visita ao meu ABC (foi por influência sua) pois estava procurando o Wordless Wednesday e cai no ABC.
Então achei legal, pois logo me liguei no JEEP!
Já dei umas olhadas por lá e fiz dois ou tres convites, pois vi flowers nos blogs!
Não me lembro quais!!!

Hoje fui ao meu dentista fazer aquela mega-super-blaster-maxi limpeza, que o cara enfia os ferrinhos até varar a mandibula!!

Tô querendo mesmo é uma caminha!

Ciao

Madeleine disse...

Hi Denise :}

Your recipies are so healthy and look delicious, I do write them down, keep inspiring us with healthy foods.
I like the header at the top of the recipy, 3 little pigs ha ha!
It is sad in the US so many children and adults are overweight, it is sad to see.

Bisou
Sylvie

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking