Dia da Pizza

Um ótimo pretexto



A pizza é um dos pratos favoritos para reunir os amigos em casa, em restaurantes ou mesmo para comer rapidinho em frente à TV. Não à toa, ganhou um dia só dela, celebrado no dia 10 de julho o "Dia Mundial da Pizza".

A data é celebrada praticamente todos os dias, já que crescem o consumo e a disponibilidade de locais, como padarias, restaurantes, casas especializadas e comércios de bairro.





A origem do prato remonta há 6.000 anos, quando babilônicos, hebreus e egípcios consumiam uma mistura de massa de farinha, água e sal, também chamada de picea, em latim. A receita acabou virando o prato mais consumido pelas pessoas humildes do Sul da Itália, que recheavam a massa com o que dispunham.


A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.


À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.

Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.

A rainha gostou tanto da pizza que Don Rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Nos Estados Unidos consome-se 350 pedaços de pizza por segundo. O segundo maior país consumidor é o Brasil. O paulistano é quem mais pede o prato. Segundo dados da Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), a Grande São Paulo fabrica por mês 43 milhões de unidades do produto. São catalogados 230 tipos de sabores, entre salgadas e doces.


Portanto só me resta lhe desejar, um bom apetite!


16 comentários:

Luma Rosa disse...

Denise, que pretexto gostoso!! Eu adoro pizza, só não como as adocicadas de sobremesa. Basta as calorias das primeiras! (rs*) Beijus

Descolada disse...

E para comemorar o DIA DA PIZZA, soltaram o Daniel Dantas e o Pitta! Hehehehehe

lenita disse...

Denise, que pena que moramos um pouco distantes, pois daqui a pouco vou pra casa e ajudar minha mãe a fazer uma pizza italiana....
Massa caseira, e recheio bem simples com tomate e manjeriçao...
A massa dela leva só farinha, fermento e agua.... uma dellicia...
Hoje a noite vai ser pizza com guarana....
Bom apetite..beijosss
Lindo texto!!!!!!!!!!!!!

Ana Baldner disse...

Hummmmmmmmmm Dê isso é maldade!!!!! que vontade que deu rsrsrs

as fotos estão bem apetitosa srsrsr

bjs

Anônimo disse...

Um "fatiaço" desses com um copo de Lambrusco até que sabia bem!

Daniel J Santos disse...

Com uma cerveja é que marcha, gosto sim senhor, se for daquelas em forno a lenha, isso sim é que é bom.

Lulu on the sky disse...

Ai q delicia vou comer a minha hj.
Big Beijos

Beatriz Lo Russo disse...

OI De, fiquei com água na boca!!!!
Pena que não é no dia 11 pois estarei aí na área e a gente poderia comer juntos!!!!!
beijocas da Bia

Marcos Santos disse...

Pois nós comemos a nossa "calabreza com cebola", acompanhada de um gelado Chardonnay da Casa Miolo.

Unknown disse...

Pizza e Pavarotti é um ótimo programa. Bom findi!!!

Suelly Marquêz disse...

NÃO TEM COMO NÃO GOSTAR!
pizza,minha amiga, é tudo de bom!
agora inventaram uma de CONNE, as crianças adoram, e nós nao ficamos atrás, eu gosto muito das de bordas recheadas,tomate seco, muita muzzarela,(a tradicional), deliciosas, e aquele perfume de oregano, mangerona, hummmmm!
bom fim de semana, E APROVEITEMOS O PRETEXTO , E VAMOS TODOS COLOCAR A MÃO NA MASSA(ou disque delivery)
beijos, saudades

Anônimo disse...

Apesar de não estar com fome acho que mesmo assim era capaz de comer uma boa fatia de pizza, pois eu adoro, se for com frutos do mar, melhor ainda, pena é que o meu marido não gosta de pizza por causa do queijo, nem sabe o que perde...
Bjos Dora Coimbra

Ramosforest.Environment disse...

Sobrou um pedacinho de pizza?

Francisco Coelho disse...

Olá Denise

O alecrim dourado ja faz parte do blog roll do meu novo blog.
Gostaria que ele participasse do seu blog roll tb.Caso vc ainda não o conheça tem um link no verde que te quero verde para o rolananet.

Bjs

Marcos Santos disse...

Não deixe de visitar meu blog
Boca Diurna

sonia a. mascaro disse...

Hummm! Adoro pizza e hoje a noite vai ter pizza aqui em casa. Meu marido é o pizzaiolo oficial.

E quanta informação que eu não sabia... ótimo post!
Beijos.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking