Solo - Agente de Sustentabilidade

Dia Mundial para a Conservação do Solo - 15 de abril


Photobucket

Na passagem da condição de nômade à sedentário, o homem, valorizou o solo como meio de produção, setorizou a terra a partir das necessidades da produção, ocupou o solo de forma desordenada e, alterou o próprio tempo geológico.


O crescimento populacional observado a partir do século XVI, impôs uma acelerada modificação da paisagem natural através da ação do homem, a partir da ação mineraria, extração mecanizada ou garimpagem, desmatamento, arrasamento de morros e todas as condições de transformação do meio, necessárias à construção das civilizações humanas.

O uso do solo cultivado pelo homem sedentário foi se expandindo com o crescimento populacional e o progressivo domínio da energia (fogo, queimada, utensílios para manejo do solo pelo homem e por animais domesticados), criando condições para romper equilíbrios ecológicos mais que milenares.

A necessidade de obtenção de energia e matéria prima para dar prosseguimento ao processo civilizatório, transformou o homem, no mais novo e intenso agente modificador do ambiente, qualificando-o como um agente geológico.

Dentro de um ecossistema, o solo é o elemento que desempenha a importante atividade de sustentar e alimentar os vegetais, além de funcionar como reservatório de água deste ecossistema.

A vida dos homens e animais domésticos está condicionada aos elementos indispensáveis à subsistência. O meio ambiente em que vivem deve ter ar puro, para atender a uma das funções orgânicas básicas - a respiração; água potável , para satisfazer às necessidades hídricas, e alimentos com boa qualidade e em quantidades suficientes. A fonte fornecedora desse combustível, que faz a máquina-homem ou animal viver, caminhar e exercer outras atividades é o solo.

É desse elemento que o homem retira direta ou indiretamente o seu alimento.

O solo deve ser fértil, para atender às demandas da população, em quantidade e qualidade. Se o solo for deficiente em um elemento químico, as plantas nele cultivadas serão carentes nessa qualidade.


Quando o homem deixou de ser nômade, sentiu necessidade de prover sua subsistência e da família. Ao retirar a manta vegetal que cobria o terreno para, em seu lugar, realizar uma exploração, o homem expõe o solo à ação direta da água da chuva e/ou vento que, pela ação erosiva provoca o seu desgaste, portanto, a perda de nutrientes indispensáveis às culturas.

Quando o agricultor e/ou pecuarista usam fertilizantes e outros produtos químicos, em terrenos não devidamente protegidos contra os efeitos erosivos da água da chuva, essas substâncias são carreadas juntamente com a terra para cursos d'água, ocasionando sua degradação, alterando as condições ambientais e prejudicando diretamente a subsistência da flora e da fauna aquáticas e, também, dos seres humanos e dos animais que dependem desta fonte para atender às suas necessidades de água.

Os objetivos das práticas conservacionistas são eliminar a ação da água da chuva e do vento sobre os terrenos, a fim de evitar danos ambientais; que os solos atendam às necessidades alimentares da população atual e mantenham suas qualidades potenciais para satisfazer às solicitações das gerações futuras.

Denise BC

10 comentários:

Fernanda disse...

Quem ama a terra, respeita-a. Quem ama o dinheiro explora-a.
Lamentavelmente, Denise, direi que em Portugal a agricultura é praticamente inexistente, os sucessivos governos estão determinados a acabar com ela!Por isso nem fertilizantes químicos nem biológicos são utilizados por aqui. Os campos estão abandonados, as terras tornaram-se apenas férteis para a construção de casas e prédios!
Eu acredito que a receita de sucesso para os agricultores seja a agricultura biológica. Mas para isso eles necessitam de financiamentos...
Boa semana, Denise.
Bjos

Anônimo disse...

Denise

A terra é a mãe de todos nós. È o útero que gera a sobrevivência dos seus filhos. O solo preservado significa amor pela mãe.

beijos

Rosácea

Ramosforest.Environment disse...

Parabéns pelo texto que renova a necessidade de conscientização do uso sustentável dos recursos naturais.

Daniel J Santos disse...

Excelente e interessante texto, um tema que me agrada particularmente.

sonia a. mascaro disse...

Oi Denise, passei rápido aqui para agradecer a sua visita e comentário! Amanhã vou voltar para ver melhor o seu blog! Adorei o nome Alecrim Dourado, muito sugestivo e poético.

Minha filha é Ecóloga e Geógrafa e dá aulas na Faculdade em Avaré, vou enviar o seu link para ela!

Abraços e até mais!

Suelly Marquêz disse...

Denise, muito bom este post, mas ainda deu tempo que eu escrevesse algumas palvrainhas no nosso blog
http://aniscomcanela.blogspot.com.
mas me deixa aqui falar, desta realidade que voce tao bem esplanou, se todos fosse iguais á voce, meu pai diria, Deinise o mundo estaria melhor e ais bem cuidado!
feliz é o homem que tem a sua terra e dela cuida e atravez dela tira o seu sustento, feliz este homem, pode ser que nunca ficará rico, mas DEUS lhe abençoará, por ter cuidado do que lhe povê,
obrigado
suelly marquêz
http://aniscomcanela.blogspot.com.

Anônimo disse...

Deni,
Estou aqui para recordar que amanha 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva “O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?”
Meire

***Fotografia e Luz*** disse...

Um bom texto para todos nos Denise um beijinho

Voz do meu Coração disse...

adorei o que você escreveu e isso me faz reflectir,como adoro tratar da terra e cultivar algumas coisas quero dizer que o seu feijãozinho e maravilhoso. Obrigado pela sua passagem pelo meu blog e pelo comentario e ja agora queria-lhe dizer que não consigo meter comentarios no seu blog de fotografia,que são fotos muito bonitas um beijinho

Madalena Barranco disse...

Puxa, Denise, o solo anda então bem empobrecido... Por que muitos alimentos não possuem mais os minerais e nutrientes suficientes para suster o corpo humano... Como é o caso do magnésio. Em vez de desmatar e desmatar, o importante e tratar o solo. Adorei seu texto! Beijos.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking