Parintins

A vida muitas vezes nos surpreende, e Parintins é uma destas surpresas da vida. Uma cidade pequena, no coração da Floresta Amazônica, realiza o que talvez é a maior festa popular do mundo. O festival de Parintins é uma experiência sem igual. Comparável ao carnaval do Rio de Janeiro sem o exagerado lado comercial, em fim, a festa pela alegria. Não há espaço para famosos e artistas, a arte é popular, os figurantes são autênticos e a inspiração é a floresta.



A cidade de Parintins foi fundada em 1793. Parintins fica a cerca de 400 km a baixo de Manaus, seguindo o Rio Amazonas. A cidade é mundialmente famosa devido ao festival folclórico que se realiza todos os anos no mês de junho. O Boi Azul (Caprichoso) e o Boi Vermelho (Garantido) disputam o animado título do festival. Em beleza e grandiosidade este espetáculo se compara ao Carnaval do Rio de Janeiro.


Durante vários dias do mês de Junho, a cidade de Parintins apresenta o principal festival de folclore da região norte do país. O festival é caracterizado pela fusão do folclore regional. Personagens místicos tomam vida com performances alegóricas e lendas da Amazônia, como a do Bumba meu Boi (performance dramática que envolve dois personagens fantasiados de boi). Um dos destaques do Festival de Parintins é a luta entre dois bois chamados Garantido e Caprichosos.

Bumba meu boi é uma dramática representação da vida, a qual conta a história da morte e ressurreição de um boi. A origem dessa dança narrativa vem do século XVIII, dos engenhos de cana de açúcar e fazendas de gado da região nordeste do Brasil. Em Parintins, os bois Garantido e Caprichoso se apresentam em cores diferentes - o primeiro de vermelho e o seguinte de azul -, cada qual com sua torcida efervescente que torce ansiosamente pelo fechamento da disputa do título de melhor "Boi Bumba" .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking