História do Uísque

Uísque (whisky ou whiskey) é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Das alquimias perpetradas nos mosteiros da Idade Média às fórmulas secretas dos atuais blendeds, uma história de mais de 500 anos de prazeres contidos em um copo de um legítimo scotch whisky.


Mais ou menos na época em que o Brasil foi descoberto pelos navegantes portugueses, alguns países do Norte davam indícios de dominarem a arte de destilar o uísque beatha ou a acqua vitae que, em gaélico, o idioma dos celtas da Grã-Bretanha e da Irlanda, quer dizer "água da vida.

Acredita-se que a bebida, a exemplo do champanhe e de alguns licores, também tenha surgido em algum monastério, com a justificável desculpa de ser usada em tratamentos medicinais ou como "elixir da vida eterna". Sabe-se, porém, que a técnica de destilação já era praticada há muito mais tempo pelos celtas.


Ao lado dos bravos es
coceses, os irlandeses, por sua vez, também reivindicam para si a primazia da invenção do scotch whisky. A história mais difundida é a de que a arte de destilar teria surgido na Irlanda do século 5 e, depois, emigrado junto com os missionários cristãos para os mosteiros escoceses através do litoral oeste, até alcançar as Highlands, as Terras Altas, e dali se espalhado por todo o país.

O fato, de todo modo, é que, ao longo desses cinco séculos, a Escócia se tornou a pátria do melhor uísque do planeta. Centenas de chaminés de suas destilarias povoam o seu bucólico território, pontuado de castelos seculares, lagos e rios de águas cristalinas. Uma água puríssima, aliás, crucial para a produção do scotch e que escoa sobre a turfa, o solo esponjoso que serve como combustível para defumar a cevada, a preciosa matéria-prima dos maltes.


A bebida é vendida em variados estilos


Puro malte (ou pure malt) são feitos 100% com cereais maltados provenientes de uma única destilação e, por isso mesmo, pode apresentar sabores diversos de acordo com cada processo. Blended é feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor para aquele uísque. Nestes uísques ocorre uma mistura de maltes puros com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados como o milho e o arroz

Uísque leve é um tipo de uísque estadunidense feito quase inteiramente de destilações neutras, com pequenas de straight whiskey e com ginja adicionada para dar cor e sabor. No caso do uísque, o tempo mínimo de envelhecimeto em barris de carvalho é de oito anos. Uma vez a bebida engarrafada o processo de envelhecimento é interrompido.


Há quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na
Escócia

O primeiro deles é o single malt, com registros históricos que datam de 1494. Um destilado exclusivo de cevada é o tipo mais raro e caro de uísque.

O segundo tipo de scotch é o vatted, uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de "puro malte", teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.

O terceiro estilo é o grain whisky, destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em 1853 pela destilaria Usher's a pedido de clientes ingleses.


O quarto estilo é o blended, o mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. O blended standard não tem indicação de idade, mas a bebida só pode ter a denominação de scotch se envelhecer no mínimo três anos em um barril.

Hoje, mais de 80% do uísque consumido no mundo é do tipo standard.

Consumo

Os uísques single malt e vated devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas tais como soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale.


Origem: Wikipédia


Denise BC
08/02/2008

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking