Exercício aeróbico - Caminhada

Os benefícios da caminhada

O hábito de andar reflete positivamente no corpo e na mente



A caminhada é a mais versátil e democrática das atividades físicas. Pode ser praticada por quem está acima do peso ou é malhadora, seja na praia, na rua, na academia ou na sua casa. E também não requer prática, afinal você a aprendeu nos primeiros anos de sua vida.

Praticá-la diariamente por 30 minutos, cinco vezes por semana, é o mínimo para escapar do grupo dos sedentários e se prevenir dos principais males que acometem a humanidade: obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. De quebra, você conquista um bem-estar esplêndido.

Animação e “pé na estrada”. Lembre-se de antes de começar uma atividade física, mesmo a caminhada, é necessário fazer uma avaliação médica.

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- Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.

- Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.

- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.

- Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.

- Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

- Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.

- Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.

- Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.

- Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.

Agora é com vocês, eu já comecei, sigam-me.

Fontes: A - B

9 comentários:

Rosemari disse...

Denise

A caminhada ao ar livre é o melhor medicamento para todos os males do corpo e da alma.
Quem dera pudéssemos caminhar todos os dias , o duro é sair do sedentarismo.
CAminho sempre que posso, mas confesso ainda sou sedentária.

beijos

Paz disse...

Walking is good. ;-)

Paz

Roseane, disse...

E tudo isso melhora a auto estima. Sempre que dá, nós caminhamos aqui. Geralmente nos finais de semana. Na segunda meu cartão de trânsito público vence, então quero usar minha bicicleta, hoje choveu, espero que pare, pois quero aproveitar melhor as pedaladas por Heidelberg.
Bom findi. Bjks!!!

Adri disse...

Denise

Caminhar realmente faz muito bem pra saúde, ainda mais quando a caminhada pode ser feita em um lugar agradável... Bjoka

Anny disse...

Denise:
Fiquei tão contente com o seu comentário.
Não consegui mais ter o seu link/selo
E perdi vc pela blogosfera afora.
Sua visita veio a calhar. Vou escrever sobre atividade física e aproveito para colocar indicar seu blog.
Adoro caminhar, mas agora estou preferindo fazer só musculação(por enquanto) e depois vou unir os dois.
Beijos.
Anny.
@Annyllinha.

Voz do meu Coração disse...

O Mundo tem um só coração

Perdida nos meus pensamentos,
Nas minhas tristezas, nos meus lamentos,
Nem me apercebo que o sol está a brilhar,
E tudo faz para me animar.

Perdida nas minhas ideias,
Que por vezes são tristes e feias,
Esqueci-me de como é bom sentir alegria,
Mesmo que oiça música durante todo o dia.

Perdida neste grande Mundo,
Que de enfermidades está imundo,
Tanto mal lhe conseguimos causar,
Dá-me a impressão que começa a desmoronar.

Perdida numa vida sem esperança,
Onde reina o medo, a discórdia e desconfiança,
Tudo é incerto e inseguro,
Que poderei eu ainda fazer, procuro.

Mas sei que enquanto há vida há esperança,
Basta-nos ter fé, coragem e confiança,
É preciso arregaçar as mangas para trabalhar,
Primordial é saber, por onde havemos de começar.

Minha esperança é pois a última a morrer,
Tenho a certeza que vamos conseguir sobreviver,
Se todos nos juntar-mos e dermos a mão,
Se pensarmos que este mundo tem um só coração.

Autoria: Dora Coimbra

Como é o Dia Mundial da terra e confesso que adoro caminhar, pena que não o posso fazer diáriamente, lhe ofereço este poema para festejar o seu regresso ao Mundo virtual, mas onde tudo nos parece tão terreno. Mil beijinhos.

Meire disse...

Deni, sou tao preguiçosa...sei que faz bem, sei que preciso, mas cade animo?

Adorei te ver no P&P sabia?

e hoje tem festa por la', te espero,
Bjs

Meire

Madalena Barranco disse...

Denise, eu AMO caminhadas!

Eu e a mamãe sempre caminhamos todos os dias. Nosso esquema para "ter tempo" é ir aos lugares que precisamos a pé. Quando saímos estamos devidamente uniformizadas - rsrsrs - com nossos tênis e camisetas. Eu observei que pelo caminho vamos nos libertando de dores do corpo e de todos os tipos - ficamos leves!

Parabéns pela iniciativa - boas caminhadas. Beijos, Madá

chicoelho disse...

Olá

Denise,bem lembrado caminhar faz bem a saude desde que consegui vencer a preguiça que tinha comecei minha caminhada diaria e pude compravar meu colesterol HDL subiu 10 pontos.

bjs

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