Supermercado Verde




O Grupo Pão de Açúcar inaugurou em junho desde ano o primeiro supermercado “verde” da América Latina. A iniciativa está alinhada a outros projetos da rede que incentivam a prática de consumo sustentável.
As novas instalações foram construídas com base nos pré-requisitos exigidos pelo GBC - Green Building Council para a certificação LEED. O estabelecimento cumpre 80% das exigências do selo verde e será o primeiro supermercado a adquiri-lo seis meses após o início de seu funcionamento (agora), quando forem feitas as auditorias necessárias.


Assista o vídeo com todas as explicações de um espaço para Consumo Consciente e de brinde conheça o Eco-Estádio.



Localizado em Indaiatuba - SP, o novo espaço com cerca de 1.600 m² de área abriga novas práticas de responsabilidade sócio-ambiental, além de projetos de sustentabilidade, como ações de estímulo à reciclagem e ao consumo consciente e outras de redução de consumo de água e energia elétrica. Também será oferecida maior oferta de produtos orgânicos e naturais.

Indaiatuba, no interior de São Paulo, foi escolhida além das razões logísticas em função do histórico que o município possui quanto à preocupação com redução de impactos ambientais e ao grau de conscientização da população.

A preocupação com a preservação do meio ambiente no supermercado já é uma realidade com a adoção de iniciativas como a de venda de sacolas retornáveis ou da venda de produtos orgânicos. Entretanto, o novo “Supermercado Verde” vai além: suas ações apóiam-se nos preceitos de reduzir, reutilizar e reciclar. Para isso, desde a concepção do projeto de construção foram adotados mais de 40 critérios, dentre os 50 exigidos por organismos internacionais para a conquista da certificação.

Entre as ações adotadas no projeto, está a utilização de fontes renováveis de energia, reflorestamento do terreno e estacionamento com grama, que permite a absorção de água pela terra, além de ações que parecem simples, como o estacionamento exclusivo para carros que utilizam biocombustíveis e também para bicicletas, o que incentiva as pessoas a irem ao supermercado sem utilizar o carro e assim, reduzir o consumo de combustíveis. A vegetação nativa está preservada e o supermercado tem aproveitamento da luz natural e utilização de madeira de reflorestamento. Todos os balcões de congelados têm fluidos que não agridem a camada de ozônio.

Assim como em qualquer loja da rede Pão de Açúcar, o consumidor encontrará um mix de 20 mil produtos. Porém, dentro deste mix, o volume de produtos orgânicos e naturais foi ampliado em quase 50% (de 400 produtos em lojas normais para 750 produtos no supermercado verde). Os produtos vão desde cafés orgânicos até pães produzidos com farinhas orgânicas. São mais de duzentas opções disponíveis na loja: frutas, verduras, legumes, sucos, cafés, vinhos, cachaça, azeites, geléias, açúcar, arroz, chás, molho de tomate, lentilhas, purê de maça, farinha, feijão, xampus, condicionadores, cremes e muito mais.

Saiba mais...

Este post faz parte de coletiva que acontece na semana de 15 a 21 de dezembro sobre Consumo Consciente idealizada por Sam do blog "A vida como a vida quer".

10 comentários:

Anny disse...

Denise:
Adorei seu texto. Muito bom mesmo. Quem dera os supermercados de Salvador tivessem esta consciência. Não têm e vc é obrigada a consumir o que eles colocam lá. Esta sacola retornavel que vc viu, é da Val Marte. Que também tem por aí. Mas o consumidor precisa reclamar, exigir. Este é o meu ponto de vista.
Quanto ao consumo consciente, todos nós precisamos ter. Se tivermos respeito pelo ambiente em que vivemos.

Aninha Leitora disse...

Oi Dê... é muito bom estar de volta... estava com saudades de vcs...

super bjs

Unknown disse...

Será que no Rio tem algum parecido? Tá chegando o dia...bjks

Serena Flor disse...

Eu tenho o mesmo problema que a Anny, em relação aos mercados. No meu bairro tenho poucos mercados e nenhum deles se preocupam com este tema e nos obrigam a comprar o que eles colocam nas prateleiras...aff!
Mas temos que fazer nossa parte no que pudermos. Parabéns pelo excelente post.

Francisco Coelho disse...

Olá
Denise,não consegui visualizar seu post deve ser mais uma graça do Blogger.

Bjs

Vanessa Anacleto disse...

Olá, tb estou na coletiva e passei para conferir seu post. Parabéns, esperemos o dia em que iniciativas como esta estejam presentes em todo o país.

abraço

Anônimo disse...

Denise, senti dificuldades em carregar a sua página e olha que a minha conexão é muito boa! Que tals diminuir o número de postagens na página inicial? Desculpe me intrometer, mas isso pode desestimular seus leitores.

Gostei do piso impermeável, principalmente. Ainda mais agora que vivemos períodos de grandes chuvas e parece que isto aumentará o volume de enchentes gradativamente nas cidades, se medidas como esta e também de conscientização da população em não jogar lixo na rua não forem tomadas.
Interessante também as cestas confeccinadas com garrafas pet. e as sacolas recicláveis, que deveriam nos primeiros tempos serem dadas como brinde para incentivar os clientes.
Interessante também a matéria sobre a construçao de estádios de futebol. Beijus

Francisco Coelho disse...

Denise

Agora deu pra ver seu post,muito bom esse projeto e iniciativa do Pão de Açucar,Indaiatuba e uma cidade que se preocupa mesmo com o meio ambiente ja morei la quase 2 anos devo ir la nesta minha estada de fim de ano em sampa.

Bjs

Francisco Coelho disse...

Denise

Agora deu pra ver seu post,muito bom esse projeto e iniciativa do Pão de Açucar,Indaiatuba e uma cidade que se preocupa mesmo com o meio ambiente ja morei la quase 2 anos devo ir la nesta minha estada de fim de ano em sampa.

Bjs

Anônimo disse...

Que legal que alguns lugares tenham consciência do meio ambiente.
Em pedidosja as sacolas também são green friendly e cada um tem que fazer tudo o possível para cuidar um pouco.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking