Tulipas

A Globo News no programa Pelo Mundo do dia 02. 5.2008 levou ao ar uma matéria sobre tulipas, após assisti, resolvi pesquisar um pouco mais, para conhecer sobre essa flor que tanto gosto e me fascina.

Photobucket

Assista o vídeo: Recanto das Tulipas






As tulipas são originárias da Ásia Central e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para a Holanda em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.

Photobucket

Chinesas ou turcas, o fato é que elas se transformaram numa paixão para os holandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, no que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania). A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irã.

A tulipa é um gênero de plantas angiospermas (plantas com flores) da família das liláceas. A tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com uma flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.


Photobucket

Cultivo

Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.

Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.

Tão logo as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.

Após esse período, plante os bulbos em um novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado em um plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2 e 5 ºC. Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o em um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado em um local iluminado: a tulipa deverá florescer num período entre trinta a cinqüenta dias.

Photobucket

Conseguindo o resultado desejado, é só curtir e apreciar esse lindo presente da natureza.

14 comentários:

Madalena Barranco disse...

Olá querida Denise, eu não queria me desconectar antes de passar em seu blog, e... Veja só: fui recebida por campos de tulipas que encheram meus olhos de cores e beleza. Até fiquei com vontade de cultivar uma tulipa amarelinha! Beijos e uma boa semana para você.

Anônimo disse...

As tulipas são sempre lindas.

Anônimo disse...

Denise

Fiquei encantada com o vídeo. Já era apaixonada por tulipas agora fiquei mais ainda.
Magnífico, obrigda por trazer até nós essa maravilha.
O video da família também esta maravilhoso. Parabens!!

beijos

Lulu on the sky disse...

Que venha brasileirão.
Big Beijos

Daniel J Santos disse...

excelente, aqui por casa são vasos e vasos de tulipas, um belo exagero.

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Adorei as tuas postagem,conhecer um pouco de jardinagem me faz bem,pois pouco entendo.Um feliz dia das mães para voce.bjitos.nile.

Sônia Maria disse...

Olá, Denise!
Que coisa mais linda!
Eu também sou apaixonada por tulipas. Aprendi muito hoje com a sua matéria. Muito Obrigada!
Abraços com carinho,
Sônia Maria
www.falandodecrochet.blogspot.com
www.bijouxdasonia.blogspot.com

Carla disse...

li, vi as belas fotos e continuo a adorar tulipas
beijos

Suelly Marquêz disse...

OLHA AÍ É O PARAISO?DENISE,, que coisa maravilhosa, mais estou aproveitandoe matando saudades, da Holanda, um dia disse que queria conhecer e afinal depis que me casei lá fomos nós fazer umatournê de congresso, me deliciei, mas ainda me lembro do vainho que trouxe com cuidado que ganhei lá do espoo tivemos qeu declarar e tudo mais,e depois como cuidar do tal vasinho? colocava na geladeira a noite toda e pela manha colocava á mesa de refeiçao, ele duraou a paixao acabou mas a lembrança ficou no meu coração, obrigado por trazer de volta meus momentos felizes,vou sonhar,e vou mostrar pra minha netinha ela vai adorar,
beijos
suelly marquêz

Suelly Marquêz disse...

VOLTEI, pois quero lhe dizer que o novo look está maravilhoso, parabens, é um presente pra todos nós,DENISE, UM CAPRICHO, LINDISSIMO, BEIJOS
SUELLY

Suelly Marquêz disse...

Denise, nao resisti e voltei pra ver as TULIPAS, meu coração cresce, e se alimenta com tanta maravilha, ainda vou fazer uma paredeaqui em casa só com pinturas de tulipas
ah isto eu vou
beijos
suelly

Joice Worm disse...

Passe para deixar um beijinho e dá uma olhada nas suas flores... Beijo no coração, Deni.

Anônimo disse...

muito legal tudo!
valeu
sandalo

. disse...

Fiquei encantada coma infinidade de cores..que flor maravilhosa que é a tulipa.
Parabéns...
Bjs

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking