Dicas para Movimentar Blogs

Quando passeamos pela rede é comum encontrarmos dezenas de dicas para blogs. E fazendo esse tour encontrei 23 dicas para movimentar um blog, no InterNey.

Ainda não testei todas essas dicas, mas algumas já venho colocando em prática a algum tempo. Pois bem, vamos dividi-las para que todos nós tenhamos mais sucesso na blogosfera.


1. Comente em blogs relacionados - Visite blogs similares ao seu e participe das conversações, quando alguém lê um comentário interessante geralmente clica no link para conhecer mais sobre quem escreveu.

2. Participe de fóruns - Seja ativo em fóruns de discussão que tratam do mesmo assunto do seu blog. Procure tópicos onde as pessoas estão fazendo perguntas sobre assuntos que você tem conhecimento e compartilhe sua experiência.

3. Use títulos eficientes nos seus posts - O título deve criar um desejo urgente de ler o restante da notícia, mas tem de ser relacionado com o tema que você escreve.

4. Entrevistas - Entreviste blogueiros que escrevem sobre os mesmos assuntos, isso aumenta a visitação entre o seu site e o do entrevistado.

5. Seja persistente - Pode demorar meses para o seu blog ser conhecido e encontrado pelos mecanismos de busca.

6. Conheça blogueiros vizinhos - Entre em contato com blogueiros da mesma cidade ou cidades vizinhas a sua. Vocês podem trocar links e experiências e montar uma espécie de comunidade local.

7. Distribua algo de graça - Use seu blog para distribuir algo de graça, alguns blogueiros por exemplo distribuem templates de graça, deixam seus links nos templates e recebem visitantes do mundo todo.

8. Seja crítico - Demonstre firmeza em suas opiniões, mas encoraje pontos de vista contrários nos seus comentários. Uma pessoa de opiniões fortes é interessante, uma pessoa encorajadora é essencial.

9. Faça perguntas a outros blogueiros - Fazer perguntas a outros blogueiros um pouco mais bem sucedidos que você pode te ajudar a estabelecer um relacionamento com eles.

10. Use trackbacks - Quando encontrar posts interessantes amplie o assunto no seu blog e mande um trackback para o autor.

11. Anuncie - Publique anúncios do seu blog em sites relacionados.

12. Eduque seus leitores sobre RSS - RSS é uma ótima forma de manter leitores fiéis, mas para isso seus leitores precisam conhecer e usar.

13. Promoção offline - Fale do seu blog para os amigos, família, colegas de trabalho. Distribua cartões de visita com a url do seu blog, deixe recados em murais.

14. Search engine optimization - Otimizando o seu blog para ser bem indexado por mecanismos de busca pode aumentar consideravelmente seu tráfego.

15. Conteúdo de qualidade - Posts de qualidade são mais discutidos, recebem mais comentários e links de outros blogs.

16. Blogagens coletivas - Um costume ainda não muito difundido aqui no Brasil é organizar uma postagem coletiva sobre o mesmo assunto, você pode ser o organizador ou apenas participar de alguma, lá fora tem até site para organizar isso.

17. Memes - Participe de correntes do tipo "5 coisas que você odeia", "5 metas para 2007", etc. Em inglês criaram um site chamado Thursday Thirteen onde toda terça feira é lançado um tema para você fazer uma lista de 13 itens, geralmente são perguntas para ajudar a conhecer a personalidade de quem escreve. As respostas acabam criando laços entre blogueiros com gostos, costumes e idéias similares.

18. Escreva freqüentemente - Escrever com freqüência diminui o número de comentários, mas aumenta o número de leitores, porém não exagere, o leitor não vai passar o dia inteiro no seu blog e seja original, escrever muita coisa que está repetida em centenas de outros blogs não cria motivo nenhum para lerem especialmente você.

19. Blogueiros convidados - Convide outros blogueiros a escreverem um post no seu blog e deixem que eles façam referência a algo que eles escreveram em seus blogs. Além de proporcionar conteúdo mais variado para o seu visitante os convidados linkarão seu site de tempos em tempos em sinal de gratidão (ou não serão convidados nunca mais para escrever em lugar nenhum : ) )

20. Consiga links em outros blogs - Faça contato com blogueiros que escrevem sobre o mesmo assunto e troque links, crie uma comunidade ao redor de um tema, mas não tente criar uma afinidade forçada. Alguns blogs criaram verdadeiras redes, similares aos webrings de antigamente, um bom exemplo disso são os blogs de dieta.

21. Newsletters - Manter um informativo com as últimas notícias e novidades do seu blog pode manter um público cativo, além de conquistar novos leitores quando seus leitores encaminharem sua newsletter para conhecidos.

22. Redes Sociais - Envie seus posts para redes sociais como Rec6, EuCurti, Linkk (ou Digg e reddit caso você escreva em inglês). Mesmo que você não pare na primeira página você receberá algumas visitas.

23. Dispare seus posts - Olhe outros blogueiros como relações públicas olham jornalistas. Envie para eles posts que possam enriquecê-los sobre assuntos que eles estão escrevendo. Seja seletivo, não saia fazendo spam do seu post para todo mundo.

Além de todas essas dicas é muito importante cadastrar-se em sites específicos para blogueiros, a seguir indico alguns deles:

- Fórum Blogueiros, o fórum conta com um espaço destinado a divulgação de blogs.

- Blogalize, é uma ferramenta para visitar mais de 2600 blogs em língua portuguesa.

- BlogBlogs, o Índice brasileiro de blogs, fotologs e etc.

- MyBlogLog - Uma espécie de orkut de blogueiros, eu escrevi um review sobre o MyBlogLog aqui.

- Blogs.com.br, o ponto de encontro dos blogueiros do Brasil.

- BlogTree, é uma ferramenta que monta a árvore genealógica dos blogs, cadastre-se e informe os blogs que inspiraram a criação do seu (seus 'blogs-pais').

- Daypop, ferramenta que monitora weblogs e sites de notícias do mundo inteiro com o objetivo de prover um mecanismo de pesquisa para eventos atuais, ele também possui uma relação dos 40 endereços mais populares atualmente entre os blogueiros.

- CalendaBlog - É um serviço onde você cadastra seu aniversário e do seu blog e fica sabendo os blogs que estão aniversariando a cada dia.

- Blogarama, diretório de blogs por categorias.

- globe of blogs, um diretório de weblogs bem organizado.

- eatonweb portal, diretório de weblogs.

- blogwise, um diretório categorizado de blogs do mundo todo.

Denise BC

18 comentários:

Lulu on the sky disse...

Blogar é tão bom q vicia, eu no começo não sabia muita coisa depois vc vai conhecendo outras pessoas vai interagindo e aprende a usar melhor o blog.
Big Beijos e sucesso pra vc.

Ramosforest.Environment disse...

Muito bom.

Anônimo disse...

Olá Denise

Puxa vida Denise não é fácil ser blogueir, não é mesmo? Embora seja delicioso!!Eu sigo talvez uma meia dúzia de todas essas dicas.
Adorei!!
Estou preocupada contigo , como vai Mr. Papi?????

Daniel J Santos disse...

Interessante, algumas dicas muito boas.

Joice Worm disse...

Eu usei algumas dicas inconscientemente. Mas penso que a mais eficiente é sair visitando Blogs e deixando algum comentário de que ali passou. Lemos, gostamos, selamos.
Beijinho para ti Deni.
(Sinto muito pelo seu pai)

☆Lu Cavichioli disse...

Denise, passei rapidamente para te dar um beijo de boa noite. Achei muito interessante esta blogada. Outra hora eu venho e leio com tempo.
Vai no retratos e vê como ficou bonito! Tudo culpa da rosácea... ahahaha.
bj minha linda e fica com Deus!

sonia a. mascaro disse...

Interessante post, Denise. Vou visitar os links que você sugeriu.
Abraços.

Suelly Marquêz disse...

Denise sempre criativa e inusitada,
amei este seu post sobre blogs, vou aprendendo enquanto a idade permite, um dia chego lá, hoje te espero pro cafezinho com pao de queijo, passe lá em casa(blog)vamos falar das minhas mineirices uai, beijos
suelly marquêz

Voz do meu Coração disse...

Olá denise, tenho sentido sua falta minha amiga. Interessantes os seus concelhos para dar a conhecer melhor os blogs, sabe, é verdade que quando criamos o nosso Arco-iris, ou o Amizade por Molelos, no momento foi únicamente para me ajudar a combater a tristeza e a solidão, não me importando muito se alguém ia ver ou não, só mais tarde com o encorojamento de alguns amigos começamos mais a divulgalos, visitando outros blogs, deixando comentários com os nossos endereços. Hoje reconheço que meus blogs e os amigos que vou fazendo através deles me têm sido de uma grande ajuda no meu dia a dia. A você amiga também devo dizer muito obrigada pois muito me encorajou para que eu nunca pare, conte comigo como uma verdadeira amiga se mu quizer considerar como tal.
Muitos bjs Dora Coimbra

Ramosforest.Environment disse...

Denise,
Nossos sentimentos e solidariedade.
Luiz e Záira

Madalena Barranco disse...

Olá querida Denise, você sempre tem uma dica legal para repassar em seu lindo e instrutivo blog. ótimas dicas para lidar com a blogosfera.
Beijos, com carinho.

Luma Rosa disse...

Denise, florzinha! Segura na mão de Deus, ele é o nosso pai eterno, o nosso amigo para todas as horas! Fica bem, ok? Beijus

Voz do meu Coração disse...

Denise, minha amiga, lamento pela dor de perder seu pai, sei que deve ser muito triste, mas tente sorrir cada vez que pensar nele, seria sorrindo que ele gostaria de a ver todos os dias e ele está vendo.Saiba que partilho sua dor e que você não está sózinha nestes momentos díficeis, tenho certeza que todos os seus amigos se juntaram a si em oração. Embora não consigamos afixar os comentários no nosso arco-iris, sei que você passou e comentou, obrigada. Passe de novo quando puder há uma pequena mensagem para você, muita coragem pois você precisa e lambre-se que não está sózinha. Muitos beijinhos
Dora Coimbra
http://coimbra.romandie.com
http://molelos.romandie.com

Scliar disse...

legais as dicas, acho bom mesmo quando os blogs sao movimentados! Agora o tal do track nunca sei como usar... Sera um track com "que"? Boa semana! Ethel Scliar

Suelly Marquêz disse...

Denise, estava com saudade, de voce,orei or todos nós,mas agora
e passei pra lhe convidar,
venha com a familiagem toda pra casa de campo no aniscomcanela decansar uns dias, as musicas estão mito sentidas,
aqui os passaros cantam, ,tem muitas frutas no pomar, as mexiriqueiras estão carregadas,
vem logo, os passarinhos estão se deliciando, estão docinhas!
beijos
suellymarquêz das geraes

Luma Rosa disse...

Denise, passando pra te deixar beijus

Fernanda disse...

Interessante todas essas dicas, Denise; já pratico algumas delas por achar que deve ser assim mesmo,nem sequer com essa intenção de ser mis acessada,porque nesse capítulo penso que teria que gastar demasiado tempo a visitar blogs e a comentar. Fui aprendendo com o tempo.
Bjos

INVENTANDO MODA disse...

amei essa dicas de como movimentar meu blog,criei ele esses dias,mas não sei como divulgar , suas dicas vão me ajudar bastante, amei a historia do pedrinho ,,,,,,,,,,obrigada por criar esse lindo blog,,,,,,,,,bj,,,,,

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking