Coffee Art
O Chá Nosso de Cada Dia

A mais conhecida conta que a sua origem remonta desde há 5000 anos, na China, aquando do reinado do Imperador Sheng Nong, um governante justo e competente, amante das artes e da ciência e conhecido como o Curandeiro Divino. O Imperador, preocupado com as epidemias que devastavam o Império do Meio, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem.
Certo dia, quando o governador chinês passeava pelos seus jardins, pediu aos seus servidores que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefece-se, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, induzindo o seu gosto ao seu povo.
Todo mundo sabe indicar um chazinho perfeito para diferentes males, com dicas "infalíveis" transferidas pelos mais velhos da família. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% da população utiliza remédios naturais ou faz uso da chamada medicina popular para tratar doenças. O que pouco se discute, no entanto, são os riscos da ingestão excessiva das infusões preparadas com ervas, que podem ir de uma dor de cabeça a danos em órgãos vitais.
Ao observar a falta de conhecimento sobre os efeitos adversos do consumo em excesso de plantas medicinais, o Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu preparou uma cartilha para alertar sobre os principais efeitos colaterais das ervas mais consumidas na região.
Ela acredita que, além de não ter consciência dos perigos, a população não sabe como tirar o melhor proveito dos princípios ativos das plantas. Como exemplo, cita o urucum, que tem propriedades antioxidantes conhecidas, mas que, se levado à fervura, libera toxinas.
"Observamos que, por considerarem as plantas algo totalmente natural, imaginam que não há riscos", diz Maria José Queiroz de Freitas Alves, biomédica do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, orientadora da pesquisa.
"Para utilizá-lo com segurança, é preciso deixá-lo em água fria por um tempo".Outro fator importante, quase sempre desconsiderado por quem busca os chás para tratamento, é a forma como a erva foi plantada.
"O tipo de solo interfere, assim como o uso de agrotóxicos e a época de colheita. E é preciso saber se é melhor usar a erva seca ou fresca, as folhas ou flores", explica Alves.
É o caso da erva-doce (Foeniculum vulgare), também conhecida como funcho, cujo efeito diurético é mais forte na infusão das folhas, de acordo com uma pesquisa realizada por Débora Vendramini, doutoranda do CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) da Universidade Estadual de Campinas. Em geral, os chás são preparados com os frutos. No estudo realizado em ratos, o aumento da diurese foi de 144% quando a infusão foi preparada com as folhas, contra 20% no uso dos frutos.
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) também constatou a necessidade de fornecer mais dados à população e prepara uma cartilha para ser divulgada no Estado do Rio de Janeiro. Foram consideradas para esse trabalho 20 das plantas mais citadas pelos vendedores de ervas do Mercado de Madureira, no Rio de Janeiro. "É uma loucura. Os "mateiros" descrevem inúmeras aplicações para uma mesma planta. E não há comprovação na literatura científica", diz Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas), ligado à fundação.
Conheça algumas das ervas citadas na Cartilha da Fiocruz e Unesp e alguns riscos previstos.
Para que haja maior controle no uso terapêutico das ervas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pretende lançar para consulta pública uma lista com 51 espécies de plantas que poderão ser comercializadas como ervas medicinais. A resolução regulamentará a notificação de espécies vegetais, com indicações terapêuticas baseadas na literatura científica. Como, até o momento, as ervas para chás comercializadas no país são regulamentadas como alimentos, não podem apresentar indicações terapêuticas nas embalagens.
Prêmio - Foto
Caminho de Luz / Path of Light
O Prêmio Foto é um desafio com o objetivo de escolhermos uma fotografia de que gostemos ou que nos diga algo em particular e colocá-la em destaque no photoblog.
Essa é minha escolha: Uma foto que tirei por acaso em uma viagem a região serrana do Rio de Janeiro. Gosto da maneira de como a luz púrpura refletiu sobre a mata.
2 - premiar 8 Blogs: repasso esse prêmio a quem aqui me visitar e quiser participar do desafio, que é muito interessante.
3- manter a corrente do prêmio. À parte do que significa para cada um é a partilha de outros Blogs que conhecemos, divulgamos e assim enriquecemos a comunidade, depois por respeito.
Postando Fotos
Com o editor aberto, clique na pequena figura de paisagem que aparece na barra de ferramentas do editor, veja foto abaixo:
Abrirá uma página como essa abaixo.

Passo 1 - Basta clicar no botão com a inscrição "arquivo", escolher de que pasta do seu PC você quer pegar a foto, selecionar a mesma e clicar sobre ela, em seguida "abrir". Sempre observando que tem limite de memória, conforme está assinalado na parte de baixo da caixa de seleção de imagens.
Desejando postar mais de uma foto, executar toda a operação desse Passo 1 novamente.
Observe que em azul há a inscrição "Adicionar outra imagem", é só clicar sobre ela e outra caixa de abrirá, faça todas as etapas como fez para selecionar a primeira foto, assim você poderá adicionar várias fotos em seu post.
Passo 2 - Em seguida escolha em que posição deverá ficar a imagem, em "Escolha um layout". Quando for postar mais de uma foto o indicado é a posição "nenhum", assim você poderá organizar a sua postagem da maneira que melhor lhe agradar. Caso opte por uma única foto, fica a critério centralizar, lado esquerdo ou lado direito.
Passo 3 - Nesse passo escolha o tamanho da foto na coluna "tamanho da imagem". Estou indicando grande como exemplo.
Passo 4 - Agora clique na barra laranja de inscrição "fazer upload de imagem", aguarde uns instantes e outra janela se abrirá para finalmente "concluir" a postagem.
A(s) foto(s) escolhida(s) aparecerá no editor de postagem. Publique a postagem e confira.
Fractal

O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.
Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala.

Os fractais são formas geométricas abstratas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Mandelbrot, constatou ainda que todas estas formas e padrões, possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre estes objetos e aqueles encontrados na natureza.

Um fractal é gerado a partir de uma fórmula matemática, muitas vezes simples, mas que aplicada de forma iterativa, produz resultados fascinantes e impressionantes.
Existem duas categorias de fractais: os geométricos, que repetem continuamente um modelo padrão e os aleatórios, que são feitos através dos computadores.
O Primeiro Post
Agora que você já possui um navegador seguro, registrou seu e-mail, construiu um perfil e montou seu blog com os principais elementos básicos, chegou a hora do primeiro post.Mas o que escrever... O seu blog pode ter o formato que desejar, com assuntos diversificados ou específicos.
Na verdade o blog é um espaço semelhante a um diário pessoal. Nele você colocará assuntos que lhe interessam e agradam, como: idéias, opiniões, notícias, crônicas, contos, poesias, fotos, vídeos, músicas, mensagens, links; ou seja, um espaço livre e interativo. Um canal para o mundo.
Então não se iniba, escolha seu primeiro assunto, que os demais virão automaticamente, a medida que você começar a tomar gosto em ser blogueiro.
Abrirá a página do editor de post, veja figura:
Na parte superior esquerda coloque o título do post no espaço reservado (indicado na foto). Em seguida passe para a caixa de edição principal e escreva seu texto diretamente sobre ela ou copie/cole de outro lugar, caso o seu texto já esteja pronto, como por exemplo no "Word".
Para finalizar, na parte inferior direita, você encontrará uma pequena caixa reservada para "Marcadores de postagem" (indicação na foto), é opcional. Mas é interessante desde o princípio criar esses marcadores (será uma explicação futura), para organizar seu blog por assuntos, caso ele seja de assuntos variados.
Feito isso, leia seu texto para corrigir eventuais erros ortográficos e/ou digitação.
Em seguida no quadro de cor laranja (modeloBlogger), na parte inferior esquerda, verá a inscrição "Publicar Postagem", faça o último clique e sua primeira obra literária será publicada.
Panquecas Verdes
Panquecas Verdes(Panquecas de espinafre recheadas com pasta de ricota e peito de peru com creme de leite light)Ingredientes:Massa
1 xc. de chá de farinha de trigo
1xc. de chá de leite desnatado
2 ovos inteiros
1 xc. de chá espinafre cozido e espremido
1/2 colher de chá de sal
margarina light para untar
óleo de canola
Molho
1 lata de creme de leite light
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
Recheio
200gr de ricota
2 colheres de sopa de leite desnatado
100gr de peito de peru defumado
1/2 colher de chá de sal
1 pitada de noz-moscada
Rendimento: 12 panquecas
- Bata no liquidificador a farinha, o leite, os ovos, o espinafre e o sal, até ficar homogêneo. Deixe descansar, por 5 minutos, enquanto isso prepare o recheio de pasta de ricota.
- Misture em uma tigela a ricota amassada com o leite até ficar cremoso. Tempere com sal e noz-moscada, acrescente o peito de peru defumado cortado em pequenos cubos e cubra com cebolinha verde picada. Reserve.
- Em uma frigideira anti-aderente, despeje um fio de óleo de "canola" e frite pequenas porções da massa.
- Espere uns segundos para uma leve dourada no disco.
- Vire e faça o mesmo procedimento com o outro lado.
- Retire e acomode os discos em um prato, repita a operação até terminar toda a massa. Dará cerca de 12 unidades. Faça o molho de creme de leite apenas juntando os ingredientes sugeridos (creme de leite light, sal e cebolinha verde picada).
8. Coloque pequenas colheradas de recheio sobre cada disco e enrole em forma de canudo.
9. Arrume-os lado-a-lado no refratário, poderá ter mais de uma camada.
10. Para finalizar, despeje o molho branco sobre as panquecas e leve ao forno médio, na hora de servir por 20 minutos.
O Acompanhamento sugerido é "Arroz Colorido" - Arroz branco, cenouras raladas em ralo grosso, uvas passas e cheiro verde picado, ornamentado com ovos cozidos.
Bon Appétit