Today's Flowers # 17

Photobucket Photobucket Photobucket

Abacaxi Ornamental / Pineapple Red
(Ananas bracteatus)

Bromélia muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais.
Bromeliad very rustic, from decorative foliage and fruit.












Photos by Denise

See more flowers around the world, here

Coffee Art

O Chef Alecrim trouxe essa semana um vídeo super bacana para os amantes de café.





Photobucket
Chef Alecrim, merci!

O Chá Nosso de Cada Dia

Existem muitas lendas e mitos no que respeita à origem do chá.


A mais conhecida conta que a sua origem remonta desde há 5000 anos, na China, aquando do reinado do Imperador Sheng Nong, um governante justo e competente, amante das artes e da ciência e conhecido como o Curandeiro Divino. O Imperador, preocupado com as epidemias que devastavam o Império do Meio, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem.

Certo dia, quando o governador chinês passeava pelos seus jardins, pediu aos seus servidores que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefece-se, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, induzindo o seu gosto ao seu povo.

Todo mundo sabe indicar um chazinho perfeito para diferentes males, com dicas "infalíveis" transferidas pelos mais velhos da família. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% da população utiliza remédios naturais ou faz uso da chamada medicina popular para tratar doenças. O que pouco se discute, no entanto, são os riscos da ingestão excessiva das infusões preparadas com ervas, que podem ir de uma dor de cabeça a danos em órgãos vitais.

Ao observar a falta de conhecimento sobre os efeitos adversos do consumo em excesso de plantas medicinais, o Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu preparou uma cartilha para alertar sobre os principais efeitos colaterais das ervas mais consumidas na região.


"Observamos que, por considerarem as plantas algo totalmente natural, imaginam que não há riscos", diz Maria José Queiroz de Freitas Alves, biomédica do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, orientadora da pesquisa.
Ela acredita que, além de não ter consciência dos perigos, a população não sabe como tirar o melhor proveito dos princípios ativos das plantas. Como exemplo, cita o urucum, que tem propriedades antioxidantes conhecidas, mas que, se levado à fervura, libera toxinas.
"Para utilizá-lo com segurança, é preciso deixá-lo em água fria por um tempo".
Outro fator importante, quase sempre desconsiderado por quem busca os chás para tratamento, é a forma como a erva foi plantada.
"O tipo de solo interfere, assim como o uso de agrotóxicos e a época de colheita. E é preciso saber se é melhor usar a erva seca ou fresca, as folhas ou flores", explica Alves.

É o caso da erva-doce (Foeniculum vulgare), também conhecida como funcho, cujo efeito diurético é mais forte na infusão das folhas, de acordo com uma pesquisa realizada por Débora Vendramini, doutoranda do CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) da Universidade Estadual de Campinas. Em geral, os chás são preparados com os frutos. No estudo realizado em ratos, o aumento da diurese foi de 144% quando a infusão foi preparada com as folhas, contra 20% no uso dos frutos.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) também constatou a necessidade de fornecer mais dados à população e prepara uma cartilha para ser divulgada no Estado do Rio de Janeiro. Foram consideradas para esse trabalho 20 das plantas mais citadas pelos vendedores de ervas do Mercado de Madureira, no Rio de Janeiro. "É uma loucura. Os "mateiros" descrevem inúmeras aplicações para uma mesma planta. E não há comprovação na literatura científica", diz Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas), ligado à fundação.

Conheça algumas das ervas citadas na Cartilha da Fiocruz e Unesp e alguns riscos previstos.

Para que haja maior controle no uso terapêutico das ervas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pretende lançar para consulta pública uma lista com 51 espécies de plantas que poderão ser comercializadas como ervas medicinais. A resolução regulamentará a notificação de espécies vegetais, com indicações terapêuticas baseadas na literatura científica. Como, até o momento, as ervas para chás comercializadas no país são regulamentadas como alimentos, não podem apresentar indicações terapêuticas nas embalagens.

Fonte

Prêmio - Foto

Caminho de Luz / Path of Light


Agradeço a lembrança e gentileza de Daniel Santos

O Prêmio Foto é um desafio com o objetivo de escolhermos uma fotografia de que gostemos ou que nos diga algo em particular e colocá-la em destaque no photoblog.

Essa é minha escolha: Uma foto que tirei por acaso em uma viagem a região serrana do Rio de Janeiro. Gosto da maneira de como a luz púrpura refletiu sobre a mata.

As regras do prêmio são as seguintes:
1 - linkar quem te concede o prêmio: Daniel Santos - Com Imagens

2 - premiar 8 Blogs: repasso esse prêmio a quem aqui me visitar e quiser participar do desafio, que é muito interessante.

3- manter a corrente do prêmio. À parte do que significa para cada um é a partilha de outros Blogs que conhecemos, divulgamos e assim enriquecemos a comunidade, depois por respeito.

Postando Fotos

Existem várias maneiras de postar fotos em seu blog. O modo mais fácil é fazendo o "upload" no próprio editor de posts. Vejamos os passos.

Com o editor aberto, clique na pequena figura de paisagem que aparece na barra de ferramentas do editor, veja foto abaixo:



Abrirá uma página como essa abaixo.



A imagem ou foto que queira adicionar ao seu post poderá ser do seu arquivo do computador ou da Web. O primeiro caso é o mais fácil, então vamos fazê-lo.

Passo 1 - Basta clicar no botão com a inscrição "arquivo", escolher de que pasta do seu PC você quer pegar a foto, selecionar a mesma e clicar sobre ela, em seguida "abrir". Sempre observando que tem limite de memória, conforme está assinalado na parte de baixo da caixa de seleção de imagens.
Desejando postar mais de uma foto, executar toda a operação desse Passo 1 novamente.
Observe que em azul há a inscrição "Adicionar outra imagem", é só clicar sobre ela e outra caixa de abrirá, faça todas as etapas como fez para selecionar a primeira foto, assim você poderá adicionar várias fotos em seu post.

Passo 2 - Em seguida escolha em que posição deverá ficar a imagem, em "Escolha um layout". Quando for postar mais de uma foto o indicado é a posição "nenhum", assim você poderá organizar a sua postagem da maneira que melhor lhe agradar. Caso opte por uma única foto, fica a critério centralizar, lado esquerdo ou lado direito.

Passo 3 - Nesse passo escolha o tamanho da foto na coluna "tamanho da imagem". Estou indicando grande como exemplo.

Passo 4 - Agora clique na barra laranja de inscrição "fazer upload de imagem", aguarde uns instantes e outra janela se abrirá para finalmente "concluir" a postagem.

A(s) foto(s) escolhida(s) aparecerá no editor de postagem. Publique a postagem e confira.

Mimos

Essas são algumas peças da minha coleção de Mimos, ofertada pela querida amiga e poetisa Dora Coimbra. Recomendo e convido-os a conhecer seu lindo blog de poesias, Arco-Íris.

Oferecida ao "Chef Alecrim"


Oferecida ao "blog Alecrim Dourado" pelo seu primeiro niver




Oferecida ao "Chef Alecrim"




My World Tuesday # 3

Photobucket Photobucket Photobucket

Não posso entender um mundo afastado da natureza. Gosto de estar em lugares onde posso escutar o canto dos pássaros, sentir o ar fresco e puro, usufruir das sombras de árvores majestosas e observar a fauna e flora de perto.
Um dos passeios que minha família mais aprecia são os parques e reservas florestais do Rio de Janeiro - Brasil.

I can not understand a world away from nature. I like to be in places where I can hear the song of birds, feel the fresh air and pure, enjoy the majestic shadows of trees and observe the flora and fauna up close.
One of the trips that my family appreciates most are the parks and forest reserves of Rio de Janeiro - Brazil.


Parque Municipal Ecológico da Prainha / Park Ecological Prainha



Parque Ecológico Marapendi / Park Ecological Marapendi



Parque Nacional da Serra dos Órgãos / National Park Serra dos Órgãos

Photos by Denise

This is my world and my single contribution to My World Tuesday.

Turn a little more around the world, here.
The Meme hosted by :
Klaus | Sandy | Ivar | Wren | Fishing Guy| Louise

Fractal

Com certeza você já viu mas provavelmente não tem idéia do que é exatamente, em termos matemáticos, é claro. Eis a definição.

Podem ser encontrados na natureza, em estruturas vegetais ou animais (cristais, nuvens, sistemas radiculares, etc.) ou podem ser produzidos artificialmente através de um algoritmo matemático; repetem-se à exaustão e parecem sempre diferentes. A geometria fractal sempre produziu formas e desenhos surpreendentes.


O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Amplie a foto para ver em detalhe


Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala.




Os fractais são formas geométricas abstratas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Mandelbrot, constatou ainda que todas estas formas e padrões, possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre estes objetos e aqueles encontrados na natureza.






Um fractal é gerado a partir de uma fórmula matemática, muitas vezes simples, mas que aplicada de forma iterativa, produz resultados fascinantes e impressionantes.

Existem duas categorias de fractais: os geométricos, que repetem continuamente um modelo padrão e os aleatórios, que são feitos através dos computadores.





Clique na imagem abaixo e veja a Galeria de Fractal


Today's Flowers # 15

Photobucket Photobucket Photobucket
Copo-de-Leite / Calla Aethiopica




Photos By Denise

See more flowers around the world, here

O Primeiro Post

Agora que você já possui um navegador seguro, registrou seu e-mail, construiu um perfil e montou seu blog com os principais elementos básicos, chegou a hora do primeiro post.
Mas o que escrever... O seu blog pode ter o formato que desejar, com assuntos diversificados ou específicos.
Na verdade o blog é um espaço semelhante a um diário pessoal. Nele você colocará assuntos que lhe interessam e agradam, como: idéias, opiniões, notícias, crônicas, contos, poesias, fotos, vídeos, músicas, mensagens, links; ou seja, um espaço livre e interativo. Um canal para o mundo.
Então não se iniba, escolha seu primeiro assunto, que os demais virão automaticamente, a medida que você começar a tomar gosto em ser blogueiro.
Para escrever o post, antes de mais nada você terá que estar logado. Lembre-se, qualquer movimento que queira fazer em sua página terá que ser logado com seu e-mail. Uma vez logado, entre no seu blog. Na parte superior direita, existe um elemento de página chamado "Navbar", é através dele que tudo começa. Clique em "Nova postagem", conforme indicação na figura a seguir:




Abrirá a página do editor de post, veja figura:



Na parte superior esquerda coloque o título do post no espaço reservado (indicado na foto). Em seguida passe para a caixa de edição principal e escreva seu texto diretamente sobre ela ou copie/cole de outro lugar, caso o seu texto já esteja pronto, como por exemplo no "Word".
Para finalizar, na parte inferior direita, você encontrará uma pequena caixa reservada para "Marcadores de postagem" (indicação na foto), é opcional. Mas é interessante desde o princípio criar esses marcadores (será uma explicação futura), para organizar seu blog por assuntos, caso ele seja de assuntos variados.



Feito isso, leia seu texto para corrigir eventuais erros ortográficos e/ou digitação.
Em seguida no quadro de cor laranja (modeloBlogger), na parte inferior esquerda, verá a inscrição "Publicar Postagem", faça o último clique e sua primeira obra literária será publicada.

Panquecas Verdes

O grande Chef Alecrim pede desculpas aos seus admiradores por estar sumido desse espaço. Mas volta com mais uma receitinha ligth, para quem está querendo manter a forma sem sacrifícios, por isso escolheu "Panqueca Verdes" acompanhadas de "Arroz Colorido"como sugestão para o fim de semana.
Panquecas Verdes
(Panquecas de espinafre recheadas com pasta de ricota e peito de peru com creme de leite light)
Ingredientes:
Massa
1 xc. de chá de farinha de trigo
1xc. de chá de leite desnatado
2 ovos inteiros
1 xc. de chá espinafre cozido e espremido
1/2 colher de chá de sal
margarina light para untar
óleo de canola

Molho
1 lata de creme de leite light
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

Recheio
200gr de ricota
2 colheres de sopa de leite desnatado
100gr de peito de peru defumado
1/2 colher de chá de sal
1 pitada de noz-moscada

Rendimento: 12 panquecas

  1. Bata no liquidificador a farinha, o leite, os ovos, o espinafre e o sal, até ficar homogêneo. Deixe descansar, por 5 minutos, enquanto isso prepare o recheio de pasta de ricota.
  2. Misture em uma tigela a ricota amassada com o leite até ficar cremoso. Tempere com sal e noz-moscada, acrescente o peito de peru defumado cortado em pequenos cubos e cubra com cebolinha verde picada. Reserve.
  3. Em uma frigideira anti-aderente, despeje um fio de óleo de "canola" e frite pequenas porções da massa.
  4. Espere uns segundos para uma leve dourada no disco.
  5. Vire e faça o mesmo procedimento com o outro lado.
  6. Retire e acomode os discos em um prato, repita a operação até terminar toda a massa. Dará cerca de 12 unidades. Faça o molho de creme de leite apenas juntando os ingredientes sugeridos (creme de leite light, sal e cebolinha verde picada).


7. Unte um refratário grande.
8. Coloque pequenas colheradas de recheio sobre cada disco e enrole em forma de canudo.
9. Arrume-os lado-a-lado no refratário, poderá ter mais de uma camada.
10. Para finalizar, despeje o molho branco sobre as panquecas e leve ao forno médio, na hora de servir por 20 minutos.


O Acompanhamento sugerido é "Arroz Colorido" - Arroz branco, cenouras raladas em ralo grosso, uvas passas e cheiro verde picado, ornamentado com ovos cozidos.

Bon Appétit


Photobucket
Chef Alecrim, merci!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking