Today's Flowers # 4


Photobucket


Gengibre Vermelho - Red Ginger



De porte médio, o gengibre vermelho é uma planta que combina muito bem com paisagens tropicais./ In medium size, the red ginger is a plant that combines well with tropical landscapes.




Com flores pequenas de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas, em hastes eretas./ With small flowers of white and coloured red or pink bracts on upright stems.





Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Não é resistente ao frio.

Origem - Ilhas dos Mares do Sul

Ciclo de Vida - Perene

.........................................

It must be grown in full sun or half shade. It is resistant to cold.
Origin - Islands of the South Seas
Life Cycle - Perene


Para ver mais flores clique aqui. / To see more flowers, click here.


Pegada Ecológica

Ecological Day - Pegada Ecológica

Photobucket


Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!


A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia.

Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.

Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza.

A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.

Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

A Pegada Ecológica foi criada para calcular o quanto de recursos da natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida. Assim, por meio de um simples cálculo, podemos saber se nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta em oferecer, renovar seus recursos e absover os resíduos que geramos.

Photobucket
Responda o Quiz e conheça o tamanho estimado da sua pegada ecológica! Pode ser uma surpresa!
O questionário "A pegada ecológica" calcula a área de terra e de mar necessários para sustentar seu consumo de alimentos, bens, serviços, habitação e energia e absorver os seus resíduos.

O Resultado da minha pegada ecológica foi igual a "0,76 Terras" (estilo de vida com consciência ambiental), veja aqui. Não esqueça de retornar e registrar o resultado da sua "pegada ecológica" na caixa de comentários, boa sorte!

Leiam ainda nesse espaço:
Ecovilas - uma proposta de vida sustentável
Rolhas de cortiça
Resíduos sólidos urbanos
Computadores poluidores
Divórcio X Meio ambiente
Verão, e muito mais...

Venham conhecer "Aqueles Tempos"... um blog com cheiro de naftalina.

Photobucket
Imperdível!!!

Rodas / Wheels

Thursday Challenge # 1


Photobucket

"WHEELS" that make the difference for the different.




Photo and art by Denise
More participants herePhotobucket

ABC Wednesday # 1 - Food

I recommend the use of automatic translators, displayed in the sidebar for completion of reading this blog in their language of origin.

This is my first participation in the ABC Wednesday. It seems that today the letter to be posted is "F".

Well, I was in doubt ... I did not know if chose something started by "F" in Portuguese or English, but as a minority will be in jest, I chose the English, then ... F is for... Food

Photobucket


This was the lunch on Sunday of my family, a delicious Paella of seafood and vegetables.



On the photos you can see table with the table he was preparing.





Chosen for dessert caramel banana, with honey and cinnamon, followed by ice cream with chocolate white.



Huuum ... was a delight.
Photos by Denise

To see the ABC Wednesday, click here.

Ruby Tuesday # 2

Pimentas / Pepper



Photobucket


Meu Ruby dessa semana está muito temperado... com pimenta./ My Ruby this week is very very seasoned... with pepper.








Visit other visitors to the Ruby Tuesday and participate!


Photos by Denise

Today's Flowers # 3

Photobucket

Arbustos para Jardim / Shrubs for the Garden

Ixora-Chinesa


Arbusto de porte médio/ Bush to midsize



Indicado para parques e jardins ensolarados / Indicated for parks and gardens sunny



Pequenas flores com formação de bouquet / Small bouquet of flowers with training



Photos by Denise
Origem: Sul da China / From: Southern China

Floração: Todo o ano / Budding: The whole year




Visitem o blog da hora "Aqueles Tempos", que chegou contando história. Um projeto coletivo com a participação de Santilli, Marcos e Denise

Photobucket

Dupla Visão - Parte II

Dupla Visão / Double Vision









Ecovila

Uma proposta de vida sustentável


As ecovilas são comunidades organizadas para desenvolver atividades centradas na harmonia e no equilíbrio entre as pessoas e o meio-ambiente. Centenas de ecovilas em todo o mundo estão se dedicando à pesquisa e experimentação de tecnologias “verdes”, educação ambiental, proteção e regeneração dos ecossistemas, assim como à busca do equilíbrio e plenitude pessoal e social de seus moradores.




Incorporado pelas Nações Unidas no Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis, o conceito das ecovilas faz parte de um movimento global que reúne cerca de um milhão de moradores em 15 mil vilas espalhadas pela Europa, Américas do Sul e do Norte, Austrália e África. Somente no Brasil há registros de 30 ecovilas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás e Paraná.



“Para as Nações Unidas, as ecovilas são a revolução do habitat, em que a auto-sustentabilidade vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras”.


Não tirar da terra mais do que podemos devolver a ela. Esse é o princípio básico das ecovilas, comunidades criadas longe das grandes cidades, que vivem sob o conceito de uma vida mais limpa, livre de estresse, trânsito e poluição.


As ecovilas são um projeto de vida perfeito para quem se preocupa com o meio ambiente e as gerações futuras. Definido como “assentamento agro-ecológico sustentável”, o conceito foi lançado mundialmente em 1995, quando também se estabeleceu a Rede Global de Ecovilas.



Nas ecovilas ao redor do mundo você encontra a prática de uma nova consciência ecológica: coleta seletiva, reciclagem e reutilização do lixo; uso racional e criativo da água e de outros recursos naturais essenciais para a vida; implantação de arrojados projetos de bioarquitetura que usam materiais locais e reciclados para construção de boas casas; geração de energia a partir de fontes renováveis como o sol, os ventos e a biomassa; tratamento de esgotos e purificação da água através de plantas, microorganismos e outras modernas técnicas biológicas (“living machines”); recuperação de micro-climas e até de ecossistemas criando as condições para a multiplicação ou reprodução de espécies animais e vegetais nativas ou adaptadas; agricultura orgânica; agro-florestas e outras tecnologias sustentáveis.


Uma ecovila é sempre um fascinante laboratório vivo de qualidade de vida ambiental e humana que atrai as pessoas com a mesma visão do futuro.


Assista o vídeo e conheça os princípios de um projeto ecovila:





Conheça um projeto de
ecovila em São Paulo na Revista aU, páginas 24 e 25.


Quem escolhe este tipo de vida se agrupa por afinidades culturais e profissionais desenvolvendo variadas atividades produtivas e assistenciais. O que todas têm em comum é a preocupação com o impacto ambiental da própria comunidade, a dedicação de seus moradores a economias sustentáveis, o relacionamento interpessoal baseado na solidariedade, na cooperação e na difusão das informações. Todas elas desenvolvem alguma forma de trabalho educativo e social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população dentro da sua área de influência. Uma ecovila é, antes de tudo, um exemplo de vida.


Ruby Tuesday # 1



Photobucket

O pijama vermelho / The red pyjamas



Red ...



... é a cor do pijama ... / ... is the color of pyjamas ...


.
.. predileto do meu filho Pedro. / ... favorite of my son Pedro.

Photobucket This is my first Ruby. Hugs to all participants

Today's Flowers # 2 - Orquídea


Photobucket

Orquídea Dendrobium



















Essa linda orquídea foi presente do meu marido Marcos

..........................

This beautiful orchid was present from my husband Marcos


Tertúlia Virtual

Photobucket Água Photobucket







ÁGUA - Use-á com responsabilidade pois é um bem precioso e finito.

ÁGUA - Patrimônio natural do seu Planeta Terra.


Mais participantes com postagens sobre água poderão ser encontrados em Tertulia Virtual

Parque Ecológico de Marapendi

Photobucket

Parque Ecológico de Marapendi / Ecological Park of Marapendi

Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro






Área da Reserva de Marapendi - Área de Proteção Ambiental




Painel com a flora do parque




Painel com a fauna do parque




Sede do parque










O menino e o pequeno jacaré ao fundo





photos by denise & marcos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking