Carnaval

Photobucket


O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na
Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.


Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras.




História e Etimologia





Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.

Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.

Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como o Papa Inocêncio II.

À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.


Fonte: Wikipédia
Denise BC
30/01/2008

Daí Pão a Quem Tem fome

Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi “Daí pão a quem tem fome”. O primeiro lugar foi conquistado por uma aluna de 14 anos de idade.

Ela se inspirou na letra do Hino Nacional Brasileiro, para redigir um lindo texto, que demonstra que os brasileiros verdes e amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido do patriotismo.

“Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar”:

O que houve, meu Brasil brasileiro? – perguntei-lhe!

E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas:

- Estou sofrendo, vejam o que estão fazendo comigo...

Antes, os meus bosques tinham mais flores e meios seios mais amores.
Meu povo era heróico e seus brados retumbantes.
O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada.
Havia paz no futuro e glória no passado.
Nenhum filho meu fugia a luta.

Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
E era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro da minha flâmula.

E não suportando as chorosas queixas do Brasil, saí de casa e fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandesce no lábaro que o nosso País ostenta estrelado.

Pensei... poderemos salvar esse País sem braços fortes? Pensei mais... quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz? Voltei à sala mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido”. Esse texto nos remete a uma reflexão séria quanto o nosso papel na sociedade.

“UM FILHO SEU NÃO FOGE À LUTA"

O Futuro Não existe Mais

Na escola do meu filho(Centro Educacional Queen) o ano letivo sempre termina com uma série de eventos para os alunos e seus familiares, entre eles tem o Concurso de Poesias para as crianças. Esse ano que passou (2007) a vencedora foi à aluna Nathália de 13 anos, que cursa a 7ª séria do Ensino Fundamental. Estou postando sua poesia para mostrar aos amiGOs como nossos jovens vêem o momento em que o Mundo atravessa.



O FUTURO NÃO EXISTE MAIS

(Nathália Amorim, 13 anos)


Vivemos num lugar
Em que não se pode Amar
Porque a nossa sociedade
Não nos dá essa liberdade



Dentro de prisões vivemos
Tudo temos mas nada podemos
Todos com medo estão
Amedrontados assistem a televisão



Filha mata os pais,
O futuro não existe mais
A camada do ozônio se vai
Assim como a esperança dos pais



Muitos nas drogas estão
Vivendo num mundo de imaginação
O mundo não é mais o mesmo
É inacreditável o que vejo



Mendigos jogados pelo chão
Nem consideradas pessoas são
Neste país onde reina a corrupção
Os deputados a pizza assarão



Roubando o dinheiro do povão
Enquanto muitos comem arroz com ovo
Enquanto ladrões de luxo comem caviar
Os pobres vão ao lixo comida catar



Diante de toda essa desilusão
A minha esperança é a minha missão
Ao mundo todo ajudar
A resposta encontrar



A única solução
Está na palma da mão
Um simples beijo ou abraço
Pode destruir a arma de aço



Para acabar com a corrupção
Basta apenas prestar atenção
Para com as drogas acabar
É só a família junta estar



Para a natureza recuperar
É só cada um uma árvore plantar
Se cada um fizer sua parte
O mundo seria uma obra de arte

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Nosso Planeta em Números

Adorei a Visita - Volte Sempre!
Photobucket

msn spaces tracking